Precisando de mais segurança nas mensagens? Então saiba como enviar um e-mail anônimo
Estratégias específicas precisam ser feitas ou combinadas para que o usuário envie um e-mail anônimo, com maior dificuldade de rastreio
É possível enviar uma mensagem anônima para situações onde o usuário acredita que esta sendo hackeado ou monitorado de modo a preservar sua integridade física e digital. Vamos entender como enviar um e-mail anônimo, quais são os passos mais seguros para isso.
Protegendo sua identidade ao enviar um e-mail anônimo
Enviar um e-mail, atualmente, pode não ser uma das maneiras mais seguras de se comunicar. Além do endereço do remetente, o correio eletrônico tem muito mais dados de identificação.
Ao observarmos o cabeçalho de e-mail completo, diversas informações estarão disponíveis, inclusive sobre roteamento. Dados suficientes para identificar o usuário e causar vários problemas.
Não existe solução pronta, a melhor forma de manter o seu sigilo é combinando diversos fatores que melhoram a privacidade das mensagens.
Enviar um e-mail sigiloso é, basicamente, ocultar o endereço IP real e usar um provedor de serviços mais seguro. As plataformas populares como Google ou Yahoo são simples de usar e armazenar conteúdo, mas estão distantes em questões de privacidade.
Crie uma conta de e-mail anônimo e criptografado
Alguns servidores de correspondência eletrônica fornecem especialmente esse tipo de proteção, procure-os e crie uma conta.
A criptografia cobre os e-mails, a caixa de entrada e lista de contatos. Ninguém que esteja monitorando o tráfego poderá ler os conteúdos das mensagens, incluindo até mesmo o provedor de serviços — alguns casos.
Alguns exemplos estão entre os mais seguros, porém cada um com sua característica específica:
- ProtonMail: melhor em segurança geral;
- Tutanota: melhor em anonimato de usuário;
- StartMail: entre os mais seguros é o mais fácil de usar;
- Guerrilla Mail: melhor para criar e-mails temporários, forte contra spam.
Use e-mails do tipo “burn”
No melhor estilo “Missão Impossível”, esse tipo de servidor oferece a criação de e-mails temporários com todos os dados sendo apagados após um período determinado de tempo, e enviam mensagens sem registro.
A melhor forma de aplicar é para envio de mensagens onde a conta não será reutilizada futuramente. O AnonymouseMail é o melhor e mais fácil nesse aspecto, mas para enviar quantidades ilimitadas é necessário assinar o Premium.
Oculte o seu IP
Qualquer método usado para enviar um e-mail anônimo, ainda pode deixar visível o seu IP. Para ocultar o endereço IP, deve-se usar um navegador de camadas Tor ou com uma VPN ativada.
A VPN criptografará sua conexão e a encaminhará através de um servidor intermediário, ocultando seu endereço de IP real.
O Tor passará sua conexão através de vários nódulos de rede (camadas), tornando-o sem rastros. Esses são os melhores métodos para prevenir a identificação de um e-mail.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.