Como mover seus dados para um novo telefone Android
De acordo com a empresa, a migração de dados de um telefone Android para outro é bastante simples e em muitos casos será automática.
Recentemente, o Google anunciou simultaneamente dois lançamentos de telefone, o Pixel 6A já disponível nos Estados Unidos da América (EUA) desde 11 de maio e o Pixel 7, previsto para chegar ao mercado norte-americano no próximo outono da região. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil. Mesmo assim, já é possível se preparar para saber como mover os dados para o novo aparelho Android.
De acordo com a empresa, a migração de dados de um telefone Android para outro é bastante simples. Assim que o usuário inicia o novo telefone, automaticamente, ele visualiza instruções com as etapas a serem seguidas.
Vale pontuar que na circunstância de quem optou pela autenticação em dois fatores ou por um aplicativo 2FA, como o Google Authenticator no telefone, é preciso estar ciente de que os dados não serão movidos automaticamente. Neste caso, será preciso executar algumas etapas extras.
Destacando que, na hipótese de o telefone antigo ter sido perdido ou quebrado, também é possível instalar os aplicativos e dados em um novo aparelho usando apenas o backup do Google One. Porém, esta técnica não será aplicável a menos que o backup tenha sido feito no celular antigo.
Veja a seguir, todos os passos que devem ser executados gradativamente para garantir que seus dados sejam recuperados na troca de dispositivo.
Backup do telefone
Antes de mais nada, é crucial realizar o backup do telefone. É este processo que irá armazenar os dados em uma conta do Google na nuvem, permitindo que sejam acessados e inseridos em um novo aparelho posteriormente. Observe o que fazer:
- Selecione Configurações > Google > Backup;
- Se você nunca fez backup do seu telefone antes, será convidado a fazer login com o Google One. Se você recusar o convite tocando no botão “Agora não”, você voltará ao menu anterior.
- A tela Backup permite que você saiba quanto armazenamento você tem disponível e o que já foi feito no backup. Observe que, se suas fotos e vídeos estiverem sincronizados com o Google Fotos, eles já terão backup, mesmo que o restante dos seus dados não esteja.
- Você também pode fazer um backup imediato. Portanto, se você for mover seus dados para um novo telefone, vá em frente e toque em Fazer backup agora.
- Se você tiver um bloqueio de tela definido, insira seu PIN. Para isso, você não poderá usar sua impressão digital ou desbloqueio facial.
- Nesse ponto, seus dados serão copiados. Pode demorar alguns minutos; a tela Backup ficará esmaecida durante o processo.
Migração de dados para novo telefone
Existem várias maneiras de mover os dados para um novo telefone. No cenário em que o novo aparelho será iniciado do zero, será necessário mover os dados do telefone antigo ou restaurar os dados de um backup, conforme as instruções acima.
Lembrando que o processo pode sofrer variações de acordo com a interface. Mas no geral, basta:
- Ligue o telefone e toque em Começar .
- Se já não houver um SIM no cartão, você será solicitado a inseri-lo ou baixar um eSIM.
- Conecte o telefone a uma rede Wi-Fi.
- Após alguns minutos, você será informado de que pode copiar seus aplicativos e dados. Toque em Avançar .
- Se você quiser copiar seus dados do seu dispositivo antigo, ligue-o e desbloqueie-o. Toque em Avançar .
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.