Como saber quem salvou minhas fotos no Instagram
Algumas funções do Instagram são bastante exploradas pelos usuários. Uma delas é a ferramenta de salvar imagens, vídeos e agora, áudios.
Algumas funções do Instagram são bastante exploradas pelos usuários. Uma delas é a ferramenta de salvar imagens, vídeos e agora, áudios na plataforma. Assim, caso esteja sem tempo ou queira consumir aquele conteúdo novamente depois, existe a facilidade de mantê-lo arquivado em uma galeria privada.
Mas esta função conta com dois lados. O primeiro é o de quem tem o costume de salvar os conteúdos, o outro de quem, eventualmente ou frequentemente tem o conteúdo postado salvo por outras pessoas. É neste instante que surge a curiosidade em saber quem teve o interesse em manter determinado post para visualizar de novo mais tarde.
Isso porque, apesar de o usuário do Instagram conseguir ver através dos insights quantas pessoas salvaram um post, a plataforma não informa quem realizou aquela atividade. É agora que o Bit Magazine entra, pois iremos dar algumas dicas para tentar driblar este sistema. Acompanhe!
Mude o perfil do Instagram
Antes de mais nada, é preciso saber que, até mesmo para saber se um post foi salvo e quantas pessoas o salvaram, é preciso ter um perfil comercial ou de criador de conteúdos. Somente assim é possível ter acesso à ferramenta insights, que faz um balanço sobre o engajamento de determinada página no Instagram. Essa mudança é bem simples, basta seguir este passo a passo:
- Entre no seu perfil. Clique no ícone de engrenagem no topo da tela. Ele abrirá a tela das suas configurações;
- Toque em “Alternar para perfil comercial” (importante: para conseguir fazer a mudança, o seu perfil precisa estar aberto, e não com acesso restrito);
- Configure seu perfil comercial e ajuste as informações que forem solicitadas;
- Depois de fazer as alterações, clique em “Concluído”.
Quantidade de salvamentos no Instagram
Após concluir a troca de modelo de perfil no Instagram, é possível ver quantas pessoas salvaram algum post seu que teve maior engajamento. Destacando que as orientações abaixo também são válidas para demais tipos de informações, como quantas pessoas enviaram aquele post por direct para amigos na rede social. Basta:
- Abra qualquer foto sua no Instagram;
- Logo abaixo da foto, toque na tecla “Ver insights”;
- Isso levará para outra aba. Encontre o ícone de “bandeira” para você ver quantas pessoas salvaram sua foto. Isso vale também para outros tipos de publicações, como vídeo e Reels;
- Se desejar, explore mais a aba para obter mais informações sobre a sua publicação, como para quantas pessoas ela apareceu, quantas interagiram, quais os locais destes usuários, etc.
Como salvar um post
O Instagram se tornou, basicamente, um gigantesco banco de imagens, estáticas e em movimento (foto e vídeo). Com tamanha diversidade e agilidade, às vezes fica difícil se lembrar onde você viu uma foto que te inspirou ou um tutorial bastante prático para o seu dia a dia, por exemplo.
Por isso, com a opção de salvar, você não precisa se dar ao trabalho de tentar lembrar o nome da página que fez a publicação ou anotar o nome do dono do post em outra plataforma. Salvando um post no Instagram, ele automaticamente vai para uma posta geral que depois pode ser organizada de acordo com as suas preferências, e que só você pode ter acesso. Para salvar é só:
- Abra um perfil de alguém que você acompanha;
- Entre numa postagem desta pessoa. Clique no ícone de “bandeira” no canto inferior direito;
- Se quiser depois encontrar essas publicações, entre no seu perfil;
- Clique no ícone de três linhas no canto superior direito;
- Na próxima tela, entre no menu inferior e selecione “Salvos”. Lá estarão todas as fotos que você salvou no seu Instagram.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.