Por que a moeda russa valorizou ainda mais depois da guerra?
Superando o dólar e o real brasileiro, o rublo russo se tornou uma das moedas mais valorizadas depois da guerra com a Ucrânia.
Superando o dólar e o real brasileiro, o rublo russo, de forma surpreendente se tornou uma das moedas mais valorizadas depois da guerra recente com a Ucrânia. Deixando os economistas e especialistas pasmos, apenas dois meses depois que o valor do rublo caiu consideravelmente para menos de um centavo dos Estados Unidos, a moeda deu uma virada.
Em março deste ano ela alcançou a mínima de 0,007 rublos por dólar e teve uma alta valorização em média de 15% em relação à moeda americana. De acordo com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, a proibição de cidadãos russos de venderem rublos para comprar moedas estrangeiras, foi usada como forma de manipulação da moeda.
Segundo à BBC News, os especialistas têm uma explicação para o feito: o severo controle de capital impostos pelo Kremlin, devido a guerra com a Ucrânia provocar filas de russos nos caixas eletrônicos em busca de dólares.
Tal controle serviram para congelar grande parte das reservas cambiais da Rússia no momento em que o país mais precisava desses recursos, como forma de remediar os investimentos para financiar a invasão militar da Ucrânia, que se estendeu mais do que esperado pelo governo russo.
Outros países que já tinham expectativas de recuperação de sua moeda foram surpreendidos negativamente, foi o caso da Argentina e da Turquia, que usaram estratégias semelhantes a da Rússia, mas não obtiveram o retorno esperado, levando consequência para a economia.
“O banco central russo foi forçado a aumentar drasticamente as taxas de juros e aumentar os controles de capital em resposta às sanções ocidentais”, disse Ben Laidler, estrategista de mercados globais da plataforma de investimentos eToro, à BBC News Mundo. “As taxas de juros mais que dobraram para 20%. Os exportadores russos foram forçados a converter 80% de sua renda externa em rublos, e as pessoas ficaram limitadas em termos de quanto poderiam transferir para o exterior”, explicou.
O congelamento de contas no exterior foi uma das sanções que mais trouxe impacto na Rússia
Outra medida de defesa do moeda russa foi exigir que compradores de gás natural pagassem em rublos, em vez de dólares ou euros. Como alguns países da Europa construíram uma certa dependência do gás russo, o projeto da União Europeia de interromper o fornecimento da Rússia levará anos para ser concluído.
“A decisão da Rússia é uma retaliação estratégica contra a UE, aproveitando seu poder como principal fornecedor de gás natural para a Europa. O Velho Continente recebia cerca de 40% de seu gás da Rússia antes da guerra na Ucrânia”, explica Levon Kameryan, analista da Scope Ratings.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Jornalista por formação e fotógrafa. Fiz uma especialização em Marketing e já atuei nas áreas de assessoria de imprensa e comunicação, produção de conteúdo, gestão, comunicação interna, copywriter e redação. "Penso, logo escrevo!"