Como um cartão de visitas; agora, Instagram permite aos usuários controlar o que é visto
Criadores de conteúdo do Instagram foram contemplados por uma novidade. A novidade possibilita a fixação de fotos ou vídeos no feed.
O CEO do Instagram, Adam Mosseri, anunciou o lançamento de um novo recurso na plataforma. Trata-se da possibilidade de fixar posts na linha do tempo, exclusivamente Reels, que contenham até 90 segundos.
Antes do anúncio, já estava na boca do povo
O Meta, proprietário do Instagram, já havia anunciado a mudança há algum tempo. Entretanto, criadores de conteúdo por todo o mundo já estão usando o novo recurso da plataforma.
Além disso, a companhia também começou a atualizar o Reels oferecendo a possibilidade de importar áudios para vídeos. Assim os usuários poderão adicionar sons em qualquer vídeo com, pelo menos, cinco segundos.
De acordo com Adam Mosseri, outro recurso disponibilizado para os Reels são os adesivos interativos, que já fazem parte dos Stories há algum tempo. Desta forma, os criadores de conteúdo poderão personalizar os vídeos de até 90 segundos com adesivos distintos, como o de enquetes.
Como fixar posts no Instagram
O usuário que desejar fixar posts no Instagram deve ter em mente que apenas três publicações poderão ser adicionadas por vez, de modo a fechar a primeira linha da grade. Assim que o novo recurso for usado pela primeira vez, um aviso notificará informando sobre a liberação da ferramenta. Basta seguir este passo a passo:
- Acesse a aba de perfil do Instagram;
- Escolha um post e toque no botão de três pontinhos para abrir o menu de opções;
- Agora, é só clicar na opção “Fixar no seu perfil”;
- Pronto, o post será fixado na primeira linha do seu Feed com um “pin” para indicar o destaque.
Posteriormente, se o usuário do Instagram mudar de ideia e quiser desafixar uma foto ou vídeo do feed, basta executar as mesmas etapas descritas acima, escolher uma foto fixada, acessar e escolher a opção “Desafixar do seu perfil”.
Mudanças no Instagram
Inclusão de novas fontes
Conforme comunicado feito pela empresa, o projeto direcionado a Instagram Sans, tinha como propósito a acessibilidade ao nível global. “Fizemos uma parceria com especialistas em idiomas de todo o mundo para adaptar o tipo de letra e scripts globais, incluindo árabe, tailandês e japonês”, declarou.
A nova fonte do Instagram consiste em uma combinação de quadrados e círculos do logotipo do aplicativo. O “squircle”, como é chamado pela empresa. A Instagram Sans é composta por elementos que remetem à versão de 2010 combinada com a atualização contemporânea de 2013.
Ela está disponível em três variações, sendo a primeira a Instagram Sans, uma fonte sem serifa e clean. A segunda é a Instagram Sans Condensed, a mesma utilizada nos stories através do recurso de localização. Por último vem a Instagram Sans Headline, com uma personalidade curvilínea e criativa.
A nova fonte do Instagram será viabilizada para uso nos Stories e no Reels. E como dito acima, esta não é a única novidade. A rede social já exibe, em algumas contas, as publicações no feed em tela cheia após vários meses de testes. A função será liberada gradativamente até chegar a todos os usuários da plataforma.
Exibição dos stories
Outra mudança na plataforma e o modelo de exibição dos stories do Instagram que já pode ser notada no topo da tela, precisamente durante a visualização dos conteúdos publicados por amigos.
Os traços que representam a quantidade de histórias publicadas são comprimidos, resumindo em apenas três itens, independentemente do número de histórias publicadas por aquela conta.
Para quem não entendeu o botão “Mostrar tudo” mencionado acima, é justamente agora que ele aparece. Deve ser acionado por quem desejar visualizar todos os stories ocultados naquele perfil. Assim que a visualização for liberada por consentimento do internauta, os demais “pontinhos escondidos” ficarão visíveis.
Na hipótese contrária, quem realmente não tiver interesse nos demais stories, poderá causar frustração no criador que poderá perder o conteúdo. A situação é prejudicial aos criadores de conteúdo, influencers e demais figuras públicas que vivem dos posts nas redes sociais.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.