Vazou um pouco de combustível sim, mas NASA deu continuidade aos testes do Artemis 1
O foguete lunar da NASA, Artemis 1, completou uma série de testes realizados em dois dias, conhecido como ensaio molhado.
O imenso foguete lunar da NASA, Artemis 1, completou na última segunda-feira (20), uma série de testes realizados em dois dias, conhecido como ensaio molhado.
Mesmo com pequena falha, o teste foi considerado um sucesso
Entre as provas havia o abastecimento e uma contagem regressiva simulada que levou o veículo e a cápsula Orion da NASA por meio da maioria das progressões que eles suportariam no dia do lançamento, antes da ignição do motor, dando encerramento ao ensaio.
Durante o exame, a equipe do Artemis 1 constatou que houve um vazamento de hidrogênio que camuflou os dados associados ao problema para permitir que a contagem regressiva continuasse.
O procedimento apontou algumas bandeiras vermelhas, indicando o vazamento e a equipe precisou interromper o processo em T-29 segundos antes da decolagem, em vez de T-9 segundos, como era o planejado.
“É um ótimo dia para nossa equipe. Muito orgulhoso deles trabalhando nas operações de carregamento e na contagem de terminais”, declarou Charlie Blackwell-Thompson, diretor de lançamento da Artemis do Programa de Sistemas de Exploração Terrestre no Kennedy Space Center (KSC) da NASA na Flórida, durante um webcast no final do ensaio.
Mesmo com contratempo, a equipe do foguete lunar do Sistema de Lançamento Espacial (SLS), continua empolgada com o projeto que parte agora para a próxima etapa.
Segundo o Space, os próximos dias são de preparação da pilha do foguete e a plataforma móvel de lançamento (MLP), e transporte da Plataforma de Lançamento 39B para o Edifício de Montagem de Veículos (VAB), onde os técnicos analisarão os resultados.
Na missão real, o foguete SLS lançará um Orion não tripulado em uma jornada até a lua que deve durar cerca de 30 dias. O Artemis 1 será a primeira de uma série de expedições à lua que a NASA espera estabelecer as bases para uma presença humana permanente na superfície lunar.
O foguete também será o primeiro voo do SLS, a realização de mais de uma década de pesquisa, desenvolvimento e fabricação para avançar os planos de exploração humana da NASA, além da órbita baixa da Terra (LEO).
Se o lançamento for concluído com sucesso, a NASA planeja levar para sua última missão, mais astronautas a bordo do Artemis 2 e 3 através do espaço, pelo período de quatro anos ou mais.
Primeiro protocolo do ensaio molhado foi encher os tanques de água para testar “silencioso” do bloco
Entenda como funciona: segundo a NASA, o sistema despeja quase meio milhão de galões (1,9 milhão de litros) de água na plataforma de lançamento e nas trincheiras de chamas durante uma decolagem real e trabalha para absorver a energia acústica expelida pela ignição do motor.
Na noite do último sábado (18), os operadores iniciaram o processo ligando primeiro os sistemas da Orion, com o palco principal do SLS ligado em seguida. Na manhã de domingo (19), foi seguida uma série de verificações de sistemas para confirmar as conexões entre a espaçonave, a infraestrutura terrestre e as placas no controle da missão.
Com os sistemas ativos do primeiro estágio do foguete, os preparativos finais para os quatro motores R-25 do veículo completaram seu próprio conjunto de inspeções e testes.
O Artemis 1 será lançado em agosto deste ano, dependendo dos resultados do ensaio
No último domingo (19), oficiais da NASA se reuniram para avaliar o progresso do ensaio e receber um briefing meteorológico de meteorologistas com o lançamento espacial Delta 45 da Força Espacial dos Estados. Dados do relatório constavam condições climáticas favoráveis para os procedimentos de tanque.
“Como qualquer teste que fazemos, vamos pegar os dados. Vamos ver o que conseguimos. Vamos ver algumas coisas que não conseguimos. E vamos traçar um plano de como seguiremos em frente”, informou disse Blackwell-Thompson.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Jornalista por formação e fotógrafa. Fiz uma especialização em Marketing e já atuei nas áreas de assessoria de imprensa e comunicação, produção de conteúdo, gestão, comunicação interna, copywriter e redação. "Penso, logo escrevo!"