Um passo mais próximo da Lua! NASA testa novos sistemas e equipamentos para missão
Depois de muito atraso a Nasa finalmente lançou a CAPSTONE ao espaço. Este é o primeiro passo para colocar o homem de volta na Lua!
Depois de muito atraso a NASA finalmente conseguiu completar o que pode ser o próximo passo para colocar o homem de volta na Lua, o lançamento da missão CAPSTONE (Operações de Tecnologia do Sistema de Posicionamento Autônomo Cislunar e Experiência de Navegação).
O cubo, do tamanho de um micro-ondas e pesando cerca de 25 kg (ferramenta fundamental para referências e cálculos), foi lançado no foguete Electron da Rocket Lab. O disparo aconteceu na Península Māhia da Nova Zelândia.
Liftoff! #CAPSTONE launched aboard a @RocketLab Electron rocket to pave the way for future @NASAArtemis missions to the Moon and beyond.
What’s next for the microwave oven-sized satellite? Check out https://t.co/dMVnvEQcfC for updates. pic.twitter.com/VVoAOjSYbD
— NASA (@NASA) June 28, 2022
“Decolagem! #CAPSTONE lançado a bordo de um foguete Electron @RocketLab para preparar o caminho para futuras missões @NASAArtemis à Lua e além.
O que vem a seguir para o satélite do tamanho de um forno de micro-ondas? Confira http://blogs.nasa.gov/artemis para atualizações.”
A missão é fundamental para chegada do homem até a Lua
Para este lançamento, a Rocket Lab utilizou um foguete Electron, o primeiro foguete alimentado por baterias no lugar de turbinas a gás. Adicionalmente, o foguete foi equipado com um módulo chamado Photon Lunar, que vai ser responsável por mandar a CAPSTONE para longe da órbita da Terra.
O Photon ainda vai continuar a fazer novas queimas durante os próximos cinco dias para que o módulo, ainda na nossa órbita, pegue o máximo de velocidade possível até disparar em direção à Lua.
Depois disso, o Photon deverá liberar o CAPSTONE que vai continuar sua viagem com seus próprios propulsores, chegando à Lua no dia 13 de novembro, onde ficará em órbita de halo quase retilínea (NHRO), um tipo de orbitação altamente elíptica.
A posição precisa onde o CAPSTONE vai ficar em órbita é uma parte fundamental do programa Artemis para colocar o homem na Lua mais uma vez. Porém, a CAPSTONE, por si só, já é um ganho enorme para a exploração espacial.
“CAPSTONE é um exemplo de como trabalhar com parceiros comerciais é fundamental para os ambiciosos planos da NASA de explorar a Lua e além (…) Estamos entusiasmados com o início bem-sucedido da missão e ansiosos pelo que o CAPSTONE fará quando chegar à Lua”, disse o administrador associado da Diretoria de Missões de Tecnologia Espacial da NASA, Jim Reuter.
O lançamento completo, assim como mais informações sobre a missão, pode ser acompanhado no vídeo abaixo e segundo a Nasa comentou, ocorreu sem grandes problemas.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.