Data definida: a inédita conexão móvel 5G “pura” está próxima em São Paulo
5G puro chega esta semana na capital paulista e já está disponível em outras capitais. Tecnologia está prevista para 2029 em todo o país.
A tecnologia 5G standalone já está disponível em algumas cidades do Brasil como: João Pessoa e Porto Alegre, mas chega em São Paulo nesta quinta-feira, 04.
5G puro
Após reunião extraordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), ligado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e responsável pela liberação do sinal, o 5G standalone chega nesta quinta em São Paulo.
Cidades como Belo Horizonte, Brasília, João Pessoa e Porto Alegre já estão com sinal disponível desde semana passada.
Conforme a Anatel, a liberação do 5G na maior capital do país ocorreu devido ao número expressivo de espaço para instalação de antenas, superando o previsto no edital que autorizou o uso da nova tecnologia.
Segundo as regras do edital, nessa primeira fase seriam necessárias, no mínimo, 462 estações ativas até o dia 29 de setembro. Até esta segunda-feira, dia 01, a Anatel já havia recebido 1.378 pedidos de licenciamento na faixa de 3,5 GHz. Quase três vezes mais do que o necessário.
Com o número expressivo, as instalações das antenas irão antecipar a chamada “limpeza do espectro na faixa de 3,5 Giga-hertz (GHz),” para o funcionamento do 5G puro, o standalone.
O 5G puro irá permitir uma conexão mais rápida e em menos tempo. A expectativa do Gaispi é que a cobertura atinja 25% da cidade de São Paulo nesta primeira fase.
A Anatel informou que os pontos iniciais do processo serão as áreas da Avenida Paulista, Centro Histórico e Itaim Bibi.
Pelas regras do edital, as operadoras têm até 29 de setembro deste ano para cumprir a primeira exigência de, no mínimo, uma antena de tecnologia de 5G para cada 100 mil habitantes nas capitais brasileiras.
A cobertura 5G nas capitais do Brasil deve ser concluída até julho de 2025, se espalhando para o resto do país até 2029.
Fábio Faria pede ‘tecnologia especial’ para o Brasil
Hoje, o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, liderou uma comitiva do governo brasileiro nos Estados Unidos, para pedir a Apple uma atualização no iOS dos aparelhos iPhone 13.
A intenção do ministro é que os aparelhos comportem o a nova conexão – versão standalone.
Faria disse que foi diretamente à Apple pedir que a atualização seja feita o mais rápido possível e estima que até o fim de setembro a tecnologia já esteja disponível.
Mesmo que o Ministro das Comunicações consiga alcançar o objetivo, o resultado é quase que insignificante, já que menos de 10% dos 242 milhões celulares do país são iPhone.
Já no caso da Android, com a fatia esmagadora da população brasileira chegando até 90% do mercado, o Google deixa a ativação do 5G puro a cargo de cada fabricante.
Com informações: Agência Brasil, Exame.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui