Aprenda estas 5 formas de se prevenir dos golpes de emprego online a partir de agora
Os golpes de emprego milhares de vítimas todos os anos, e hoje nós vamos te mostrar como é possível se prevenir a partir de 5 passos
Nós temos uma vaga para você, mas só podemos pagar R$5.000 por semana inicialmente. Se você ficou interessado, é melhor ficar mais atento, pois, são anúncios como este, que estão fazendo centenas de pessoas caírem em golpes de emprego.
Hoje o Bit Ensina vai te apresentar 5 sinais que vão te ajudar a identificar falsas oportunidades de trabalho na internet.
1. Não pague 1 real para trabalhar
Este ponto é o mais comum em um golpe de emprego, e através dele, sem dúvidas, você consegue identificar essa fraude.
Afinal, se você está trabalhando é porque quer ganhar dinheiro, então, não tem porque pagar a quem está te contratando.
Muitas vezes, estes pagamentos vêm camuflados em cursos de desenvolvimento ou materiais necessários para a execução. Contudo, após fazer a compra, o golpe se revela e não há nenhum emprego para a vítima.
2. Não ignore o que está óbvio
Como o anúncio inicial desse texto, grandes promessas de pagamento devem despertar o seu senso de dúvida. E embora seja difícil de acreditar, há mais pessoas caindo nesse golpe do que esperamos.
Desse modo, desconfie de qualquer anúncio com valores incompatíveis com os cargos oferecidos. Ou seja, não dá para esperar ganhar R$10.000, apenas para responder questões de seu computador ou celular.
3. Golpes de Emprego não mostram o salário
Não é incomum encontrar ofertas de emprego que deixam o “salário a combinar”, porém, este deve ser outro sinal de alerta para golpes. Afinal, oferecer um salário, principalmente quando é atrativo, serve como filtro para ótimos funcionários.
Aliado a este ponto, você pode observar todas as informações disponíveis sobre a vaga. Se elas também estiverem confusas, esta pode ser uma confirmação de que a oportunidade, na verdade, não passa de uma fraude.
4. Pesquise sobre quem está oferecendo a vaga
Um erro comum que muitas pessoas cometem é não pesquisar as informações da empresa. Com este simples gesto é possível identificar se quem está por trás da vaga é de fato confiável.
Poucos golpistas investem tanto tempo inserindo detalhes de suas empresas ou vagas. Para isso, pesquise o nome da empresa ou empregador no Google, procure o perfil no LinkedIn, hoje, não faltam meios para verificar a verdade por trás de uma vaga ou instituição.
5. Atente-se ao tipo de comunicação
Um indício que não deve ser ignorado é a maneira que a empresa se comunica com você, repare se as mensagens parecem robóticas ou automáticas.
Além disso, é importante notar a maneira que o empregador fala em relação à empresa, seus valores, missões e salários.
Se reparar que há uma falha na comunicação, pode desconfiar de um golpe de emprego, e se livrar de um problema que tem atingido milhões de pessoas.
Fonte: The Next Web
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui