A febre de criptografia leva Meta a iniciar novos testes em mais alguns de seus aplicativos
A Meta está atualizando os seus aplicativos e, dessa vez, é para implementar a criptografia de ponta a ponta (E2EE).
A Meta, sem dúvidas, é uma das empresas que está se adiantando quando o assunto é criptografia. E depois de o WhatsApp ser o seu primeiro produto totalmente criptografado, a empresa anunciou novidades para seus aplicativos. O que será que o Mark Zuckerberg está pensando em aprontar dessa vez?
Meta está testando tecnologia E2EE em seus aplicativos
A Meta, dona do Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram, está iniciando a fase de testes da implementação de criptografia de ponta a ponta (E2EE) no Messenger. Ou seja, a mesma tecnologia que ela usa para manter a segurança das suas conversas no WhatsApp.
A função do E2EE é garantir a segurança da comunicação, embaralhando os dados em sua rede, com o fim de evitar que terceiros tenham acesso a estas informações.
Isso tornam as possibilidades de alguém hackear as suas mensagens quase nulas. Desse modo, o próprio WhatsApp esclarece como funciona a criptografia:
“A criptografia de ponta a ponta do WhatsApp protege suas conversas com outras pessoas no WhatsApp Messenger […]. Ninguém mais pode ler ou ouvir suas conversas, nem mesmo o WhatsApp. As mensagens e chamadas são protegidas com um cadeado exclusivo e somente você e a pessoa que recebe a mensagem têm acesso à chave especial para destrancá-lo e ler as mensagens.”
Importante ressaltar que este é um processo em vigor desde janeiro de 2022, quando o Facebook fez o anúncio da atualização. Assim, é possível que você já esteja usufruindo de uma maior proteção em suas conversas e ainda nem percebeu.
Mais proteção: a atualização também incorporou o backup de conversas criptografados ao Messenger
Levando o nome de “Armazenamento Seguro”, o recurso que criptografa os backups de conversa tem uma função muito interessante. O usuário tem a opção de criar um código ou PIN e restaurar suas conversas em qualquer dispositivo.
Além disso, a Meta está expandindo o uso da tecnologia E2EE ao Instagram, de modo que até o momento, o WhatsApp é o seu único produto totalmente criptografado.
Portanto, os anúncios das atualizações chegam antes de um lançamento global de criptografia para o Messenger e Instagram, que está previsto para 2023.
Alguns grupos governamentais questionam em certa parte a implementação do E2EE, pois torna o cenário mais problemático para resolução de crimes.
Assim, a Meta enfrenta um dilema entre manter a privacidade de seus usuários ou ceder a pressões políticas sobre os produtos de sua empresa.
Fonte: The Hacker News, Messenger, WhatsApp
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui