YouTube surpreende e tenta juntar tudo em um lugar só; streaming da Google quer atender a todos
O YouTube quer transformar seu serviço em uma central de streaming com o lançamento de uma central de canais. Veja como vai funcionar!
O YouTube está sempre inovando e incorporando novas funções em seu serviço. Dessa vez, uma novidade pode fazer dele a sua mais nova central para assinatura de serviços de streaming, algo parecido com o que a Globoplay e o Prime Vídeo fazem.
YouTube planeja nova central de serviços de streaming
As informações foram veiculadas no WSJ (The Wall Street Journal) e indicam que a empresa está pretendendo criar uma “loja de canais”.
Um conceito bem simples e já conhecido de um local onde os usuários da plataforma vão poder assinar e assistir outros serviços de streaming.
Esse projeto já estaria em andamento há um ano e meio e deve envolver uma colaboração entre diferentes produtoras.
Com o YouTube, já é possível ouvir músicas, ver os mais diversos vídeos, acompanhar seus streamers preferidos, participar de uma rede social poderosa (Shorts) e até assistir canais de televisão (apenas em alguns lugares).
Mas com a novidade, a plataforma pode se tornar o centro de multimídia completo para muitas pessoas.
Quais são as vantagens?
Você deve estar se perguntando o porquê essa novidade seria importante, não é mesmo? A resposta é simples: visibilidade e integração.
O serviço de streaming de vídeos do Google já é uma das plataformas mais acessadas no mundo.
Isso permite que os produtores tenham acesso a mais de 2 bilhões de usuários logados por mês, uma ótima maneira de aumentar seu alcance sem ter que investir em marketing.
Fica melhor para os usuários também, tendo acesso a informações sobre esses serviços sem ter que ficar baixando inúmeros aplicativos diferentes, tudo feito a partir de uma interface já conhecida.
Dependendo da forma como a integração for feita, uma possibilidade seria anúncios de filmes e séries exclusivas dos serviços na “loja de canais” redirecionando os usuários para o canal correto onde o conteúdo está disponível.
O que esperar do serviço?
Essa é uma questão bem difícil de ser respondida agora, pois segundo o que foi dito, o YouTube da Google ainda está negociando com as produtoras para por possíveis parcerias.
Outra coisa que devemos ter em mente é que o preço das assinaturas desses serviços no YouTube provavelmente serão um pouco diferentes dos valores encontrados em outros lugares, como nos próprios aplicativos das produtoras.
Ainda não existem informações concretas sobre a data de lançamento da loja de canais da plataforma do Google, mas os rumores indicam que ele pode ser lançado ainda neste ano nos Estados Unidos, se espalhando para outras regiões em 2023.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.