Metaverso e saúde: entenda como o futuro da internet pode ajudar nos tratamentos em breve

Neste artigo você vai entender a relação entre metaverso e saúde. Saiba como a tecnologia está revolucionando a medicina!

O metaverso é um dos nomes mais citados quando o assunto é tecnologia. Mas o futuro da internet, como é comumente chamado, já está sendo implementado em diversas indústrias. Algumas dessas implementações que tem se sobressaído bastante têm envolvido metaverso e saúde.

publicidade
Metaverso e saúde

Metaversos estão sendo desenvolvidos para ajudar no tratamento de doenças (Imagem: Reprodução / 2B3D)

Tecnologias do metaverso expandem e podem se tornar a norma no campo da saúde

Durante os últimos anos, devido à pandemia, a telessaúde, atendimento médico personalizado via chamadas de vídeo e áudio, cresceu bastante, chegando até a ser o único meio de atendimento em determinados casos.

Mas naturalmente chegou a hora da sua evolução, um relatório que acabou de ser divulgado, o Healthcare in the Metaverse report (Relatório de Saúde no Metaverso), da Market Research Future, que trouxe informações e projeções incríveis sobre essa indústria que está apenas nos seus estágios iniciais.

Entre elas se destacam a previsão de que nos próximos 8 anos o mercado de saúde no metaverso deve crescer 48,3% (atingindo US $5,37 bilhões em valor). Sua prática vai levar ao desenvolvimento de novos meios de tratamento.

publicidade

Metaverso e saúde mental

Embora se acredite que o metaverso, com suas tecnologias de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) tragam inúmeros benefícios para os tratamentos físicos (como cirurgias mais precisas, entre outros), é no campo da saúde mental que ele realmente pode brilhar.

Um relatório recente intitulado de State of Mental Health in America (Estado da Saúde Mental na América) mostrou números assustadores sobre o estado psicológico dos norte-americanos.

Segundo os dados, cerca de 20% dos adultos nos EUA (aproximadamente 50 milhões) apresentaram algum tipo de distúrbio mental, como depressão, em 2019. Entre os jovens esse número ficou na casa dos 2,5 milhões.

Onde o metaverso entra nessa história?

Segundo a pesquisa, o maior problema que essas pessoas enfrentaram foi para ter acesso ao tratamento, seja por não ter um seguro que o cobrisse, ou pelas longas filas de espera, ou os outros vários fatores.

É aí onde entra o metaverso. Recentemente, empresas especializadas levam o teleatendimento para o mundo virtual, criando os VRME (Ambiente Médico de Realidade Virtual).

Um desses exemplos é o trabalho que a 2B3D, um metaverso descentralizado voltado a ajudar no tratamento de veteranos de guerra sofrendo de EPT (Estresse pós-traumático) e outros quadros psicológicos, está realizando com o seu VRME.

Até o momento, ambiente virtual da companhia ainda não foi validado, mas uma vez pronto, ele será espalhado por todo o país. E se tudo der certo, a empresa deve prestar acompanhamento psicológico para os seus pacientes em seu metaverso 24 horas.

Essa é só uma das possibilidades trazidas pelo metaverso. Devemos nos preparar para ver muito mais implementações da tecnologia nos próximos anos!

E você, ansioso para ver toda essa inovação? Deixe um comentário dizendo o que você acha do metaverso no campo da saúde!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.