Conflito das redes sociais: Instagram quer dificultar o compartilhamento em outras plataformas

O Instagram quer dificultar o compartilhamento dos seus Reels em outras redes sociais. É bug ou foi intencional?

O Instagram sempre deixou claro que não gosta nada que as pessoas compartilhem em sua plataforma o conteúdo retirado das concorrentes, como o TikTok. Mas agora parece que ela também quer dificultar a vida de quem faz o compartilhamento dos seus Reels em outras redes sociais.

publicidade
dificultar o compartilhamento

Instagram dificulta compartilhamento dos seus Reels em outras redes sociais! (Imagem: Ron Lach via Pexels)

Instagram quer dificultar o compartilhamento de vídeos Reels em outras redes sociais

A notícia foi dada primeiro pelo The Verge que disse ter descoberto a situação ao tentar fazer o download de vídeo editado no Reels.

Segundo o portal de notícias, independente do dispositivo testado, desde que fosse um iPhone, o vídeo vinha completamente sem áudio.

Isso tornou muito mais difícil criar vídeos utilizando as ferramentas disponíveis no Instagram, consideradas umas das melhores para criadores de conteúdo, e fazer o upload em redes sociais como o TikTok, por exemplo.

publicidade

Um fato curioso é que a função ainda funciona perfeitamente nos dispositivos Android.

Empresa diz ser um bug, mas pode ter sido um ataque à rival

Ao ser questionada, a empresa disse que aquilo era apenas um bug, mas que seria consertado em breve. Mesmo assim, ele veio num momento muito oportuno, quando o TikTok e o YouTube Shorts anunciaram mudanças que afetarão como seus usuários compartilham os vídeos.

Enquanto o aplicativo da ByteDance está trabalhando em um novo recurso para compartilhar Stories em redes sociais como o Facebook e o próprio Instagram, o YouTube Shorts vai colocar marca d’água em seus vídeos baixados de sua plataforma.

Rumores sugerem que esse pode ter sido um ataque direto ao TikTok, cujas ferramentas de criação são inferiores quando se trata de funções avançadas de edição.

Segundo o The Verge, essas limitações fazem com que muitos dos usuários do aplicativo usem o Instagram para suas edições de video com o intuito de ter acesso a versões melhoradas de ferramentas do TikTok, ou até mesmo a recursos que a plataforma ainda não tem, como alguns filtros.

O que fazer agora?

A empresa disse estar trabalhando no problema, mas caso seu iPhone ainda esteja fazendo o download dos vídeos sem áudio você tem algumas opções.

A primeira delas é utilizar o próprio editor do TikTok, que mesmo sendo considerado inferior ainda deve ser o suficiente para a maioria das edições básicas e de nível intermediário.

Outra alternativa é postar o vídeo no Instagram e fazer o download diretamente do perfil.

Por fim, você pode tentar a sorte com editores de terceiros, como o CapCut, que parece ser bem popular atualmente e vem cheio de efeitos incríveis.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.