James Webb registra Júpiter: NASA e pesquisadores se surpreendem com imagens magníficas
Imagens feitas pelo Telescópio James Webb da NASA impressionam (e muito) e podem trazer novas informações sobre o universo.
A NASA não cansa de impressionar, mas agora a agência está impactada com as últimas imagens do satélite James Webb. Júpiter é surpreendente!
Imagens estonteantes
O Telescópio Espacial James Webb da NASA captou novas imagens de Júpiter. com elas os cientistas poderão se aprofundar nas possibilidades de vida no interior do planeta.
A astrônoma Imke de Pater, professora emérita da Universidade da Califórnia, disse:
“Nós realmente não esperávamos que fosse tão bom, para ser honesto. É notável que possamos ver detalhes em Júpiter junto com seus anéis, pequenos satélites e até galáxias em uma imagem”.
Pater liderou as observações de Júpiter com Thierry Fouchet, professor do Observatório de Paris, como parte de uma colaboração internacional para o programa Early Release Science da Webb.
O James Webb é uma iniciativa da NASA com outras agências parceiras, a ESA (Agência Espacial Européia) e CSA (Agência Espacial Canadense).
As imagens vêm da câmera especializada Near-Infrared Camera (NIRCam) do observatório – que possui infravermelho como ferramenta de captura.
Já que a luz infravermelha é invisível ao olho humano, a luz foi mapeada no espectro visível. E agora, há mais estudos para mapear e traduzir algumas novas atividades de Júpiter.
Heidi Hammel, cientista interdisciplinar da Webb para observações do sistema solar e vice-presidente de ciências da AURA também afirmou sobre a planeta:
“As numerosas ‘manchas’ e ‘estrias’ brancas brilhantes são provavelmente topos de nuvens de alta altitude de tempestades convectivas condensadas.”
Thierry Fouchet, professor do Observatório de Paris, também fez sua consideração afirmando que a imagem “resume a ciência do nosso programa do sistema de Júpiter”.
NASA está contente com o trabalho de Webb
A agência está muito satisfeita com o que o Telescópio James Webb pode fazer e espera muitas outras contribuições sobre o nosso universo a partir das imagens tiradas por ele.
Com as leituras e observações feitas pelos cientistas e pesquisadores, há a expectativa de poder estudar ainda mais nebulosas, estrelas e buracos negros – além dos planetas, claro.
E agora com a missão Artemis cada vez mais próxima, todas as pesquisas voltadas para a expansão espacial estão a todo o vapor.
Além disso, Júpiter tem uma peculiaridade: o planeta gira com mais rapidez e por isso as imagens captadas são tão importantes, pois captaram detalhes nunca vistos antes.
Os pesquisadores esperam que o telescópio forneça informações sobre todas as fases da história cósmica e mais visualizações de regiões de formação de estrelas.
As imagens são realmente lindas!
Com informação: NASA.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui