Não cometa este erro e entenda motivo da Lua ser tão importante para os planos da NASA
Neste artigo você vai entender porque a exploração da Lua é tão importante para os futuros planos da NASA. Confira!
A NASA (Administração Nacional Aeronáutica e Espacial) já vem trabalhando na missão Artemis há anos, mesmo sendo apenas o primeiro passo, levar o homem de volta ao nosso satélite natural está na lista de prioridades da agência. Nesse artigo você vai entender o motivo da Lua ser tão importante para a NASA.
Artemis 1, a primeira de várias missões lunares
A Artemis 1, a primeira de várias missões, deve ser lançada no dia 29 de agosto, quando o SLS (Sistema de lançamento espacial que usa o foguete mais poderoso do mundo) levará a nave espacial Orion, sem tripulação, para uma órbita estável além da lua.
A Orion é a primeira nave espacial desenhada para ser “habitada” por humanos a ir tão longe, mas além desse marco incrível, ela vai servir de teste para as futuras missões da Artemis.
A importância não é só simbólica. Não é apenas uma questão de levar a primeira mulher ou a primeira pessoa de cor ao nosso satélite pela primeira vez, são fatos e marcos importantes, mas o objetivo vai além.
O objetivo final da NASA está em observar se a Lua poderá ser usada como um portão espacial estável o suficiente para que a humanidade faça viagens interplanetárias, começando por Marte.
O motivo da Lua ser tão importante para a NASA
A dominação lunar vai permitir que a NASA tenha uma ideia melhor das suas capacidades quando se trata de missões em outros planetas.
Não serão simples testes para a sua tecnologia de suporte à vida e infraestrutura, além disso, vai permitir observar como a microgravidade (gravidade limitada) afeta os seres humanos.
A Artemis também tem o objetivo de verificar a distribuição de água na superfície do satélite, além de reservas de hidrogênio e até recursos minerais.
Tudo que for encontrado poderá ser usado como recursos para manter os astronautas por lá, diminuindo a demanda de missões espaciais.
O grande portão espacial
Outro ponto, extremamente importante sobre a ocupação da Lua, é que ela vai facilitar infinitamente novas missões espaciais, servindo como um ponto de parada e partida.
Isso será possível, principalmente, a partir do momento em que a NASA implementar o LOP-G (Plataforma Orbital Lunar), mais conhecido como Gateway (“Portão”).
O Gateway será uma estação espacial em órbita lunar preparada para dar suporte a todo tipo de atividade espacial imaginável, incluindo laboratório científico, pontos de ancoragem de naves espaciais e até o módulo para os humanos viverem, chamado HALO (Posto Avançado de Habitação e Logística).
O Gateway será o responsável por manter inúmeras missões operacionais, inclusive futuras missões lunares e a tão aguardada viagem a Marte.
Obviamente, ainda levará anos para que esses planos se tornem realidade. Em relação ao Gateway, veremos algum progresso no final de 2024, então, o desenvolvimento mais aprofundado da superfície lunar só vai acontecer após isso.
Mas não devemos ter tanta pressa. A NASA já havia divulgado sua longa lista de objetivos que deveriam ser cumpridos para podermos chegar a Marte, entre 2030 e 2040.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.