Prefeitura do Rio sobrevive aos hackers: Nota Carioca volta a funcionar após dias fora de uso

Após 10 dias fora do ar devido a um ataque hacker, o Nota Carioca, serviço de emissão de Notas Ficais Eletrônicas do Rio, volta a funcionar!

Após passar mais de uma semana fora do ar, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na manhã da última quarta-feira (24), que o site Nota Carioca finalmente voltou a funcionar.

publicidade

O Nota Carioca volta a funcionar após mais de um semana sem serviço! (Imagem: Stillness InMotion on Unsplash)

Nota Carioca volta a funcionar

O serviço estava fora do ar desde o último dia 15, uma segunda-feira, quando vários serviços do município foram afetados e desativados após os servidores do sistema de administração do município sofrerem um ataque cibernético.

O site serve para a emissão Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Agora, com tudo normalizado, ele volta para substituir os Recibos Provisórios de Serviços (RPS), que vinham sendo usados em seu lugar desde o dia 15.

Além de emissão de Notas Fiscais, a plataforma pode ser usada para fazer a consulta de crédito recebido (para usar como desconto no IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano) e na autenticação de documentos fiscais, entre outros serviços.

publicidade

O site já pode ser acessado, mas vários usuários estão relatando problemas com instabilidade no sistema.

A Prefeitura do Rio compartilhou em seu perfil do Twitter um comunicado informando que o Nota Carioca já podia ser acessado novamente através do endereço “http://notacarioca.rio.gov.br”, acessando o link no dia de criação deste post (25 de agosto) eu me deparo com o seguinte erro:

Nota Carioca volta a funcionar

Imagem: Reprodução / Nota Carioca

Procurando mais a fundo na internet, o endereço “https://notacarioca.rio.gov.br/senhaweb/login.aspx” está funcionando normalmente.

Resposta foi lenta?

O município passou mais de uma semana sem acesso a um serviço considerado essencial. Esse pode ser considerado um indicativo de que a prefeitura do Rio ainda não está preparada para lidar com questões de tecnologia desse porte.

A demora para resolver o problema também pode ser uma consequência das investigações sobre o crime. 

O caso está sendo liderado pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e, devido a sua seriedade, espera-se que estejam fazendo os procedimentos da forma o mais meticulosa possível.

E os outros sistemas afetados?

Vale lembrar que o Nota Carioca não foi o único serviço a ficar desabilitado. Na última segunda-feira (22), a Iplan (Empresa de informática da prefeitura) reativou os sistemas de pagamento da Secretaria da Fazenda.

Com a volta do serviço, o município conseguiu fechar o pagamento tanto dos servidores quanto dos fornecedores do município, além de várias modalidades de auxílio.

Ainda na semana passada, o Diário Oficial do Município voltou ao ar, permitindo não só a publicação das novas edições quanto a consulta das antigas.

Os demais serviços afetados ainda não tem previsão de volta.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.