Tesla tem pretensão grandiosa para o ambiente e a população; conheça as usinas virtuais
Tesla anuncia nova usina virtual e promete a diminuição da emissão de CO2, podendo reutilizar energia nos processos.
Já ouviu falar em usina virtual? Esta nova tecnologia está sendo implementada por grandes empresas do ramo tecnológico, como a Tesla. A empresa de Elon Musk começou a desenvolver uma nova sede do estilo no Japão.
Usina virtual: menos CO2
Com uma perspectiva um pouco mais limpa e sustentável sobre energia, a Tesla anunciou que está instalando suas baterias Powerwall em residências na ilha Miyako-jima, no Japão. Já são mais de 300 baterias instaladas desde 2021.
A tecnologia Powerwall serve para, além de carregar os produtos, armazenar uma parte da energia que pode ser reutilizada de outras maneiras. Isso contribui para a redução da emissão de CO2.
A bateria é feita de lítio e custa cerca de US$ 10 mil e pode armazenar o excedente de energia gerado por placas solares – é também uma boa fonte de energia para quem tem um carro Tesla, por exemplo.
Quem possuir o equipamento pode se inscrever para enviar a energia extra de volta à rede elétrica em sua área, dando um impulso extra durante situações em que há risco de blecaute.
A rede pode usar essa energia em vez de extrair de outras usinas normalmente usadas quando o fornecimento de energia é sobrecarregado.
A usina virtual é baseada em um programa da concessionária de energia local em Miyako-jima, Miyakojima Mirai Energy Co, que instala painéis solares e baterias de armazenamento sem nenhum custo para os moradores.
Será que tamanha iniciativa funcionaria no Brasil?
Outras usinas da Tesla
Não só no Japão há a possibilidade de utilizar usinas virtuais da Tesla, existem outras sedes na Austrália e também nos Estados Unidos – neste caso, na Califórnia.
A empresa também está se preparando para começar uma nova sede no Texas.
Na Califórnia, quem possui baterias Powerwall em casa pode receber até US$ 2 para cada quilowatt-hora realimentado na rede, quando ela estiver sob estresse durante emergências ou períodos de forte demanda.
No Japão, a usina digital foi implementada justamente por se tratar de uma região – Miyako-jima – que sofre interrupções regulares de energia durante os tufões, e as Powerwalls ajudariam a manter as luzes acesas.
A sede da Califórnia, segundo o próprio Elon Musk, é a maior usina elétrica virtual do mundo.
A Tesla planeja ter 400 unidades Powerwall instaladas até o final do ano e 600 unidades até o final de 2023.
Há também a pretensão de expandir o negócio na região da província de Okinawa, cobrindo o arquipélago que se estende entre o continente japonês e Taiwan.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui