Crie um QR Code para receber via PIX e entenda por que isso é FUNDAMENTAL para o seu negócio
Neste artigo você vai aprender tudo sobre os diferentes tipos de QR Code que você pode criar para receber pagamentos via PIX! Crie um já!
O Pix é um novo sistema de pagamentos instantâneos grátis lançado pelo Banco Central no final de 2020. De lá para cá, sua popularidade só tem aumentado, principalmente devido às soluções práticas de pagamentos que foram criadas com ele. Neste artigo você vai aprender a criar um QR Code para receber via PIX e melhorar ainda mais como fazer negócios.
Transferências Pix atualmente
Mesmo sendo uma modalidade relativamente nova se comparada com os veteranos TED e DOC, o Pix já é um dos principais meios de pagamento usado pelos brasileiros, e não só para transferências bancárias.
Por conta da sua flexibilidade, lojas e empresas já estão incluindo o Pix em seus ecossistemas, facilitando a vida dos seus clientes e diminuindo o tempo gasto com questões logísticas no ambiente de trabalho.
Vantagens de criar um QR Code para receber via PIX
Se uma das maiores vantagens do Pix é sua praticidade, disponibilizar uma chave Pix em forma de QR Code para os seus clientes é o ápice da comodidade e uma ótima maneira de deixar seus clientes satisfeitos.
Até porque, escanear uma imagem é muito mais simples do que digitar as informações manualmente.
Mas não é só o cliente que sai ganhando. A sua empresa também ganha vários benefícios ao implementar o QR Code Pix, incluindo agilidade na hora de realizar as operações e a habilidade de receber dinheiro instantaneamente.
Tipos de QR Code
Quando se fala em Pix, você pode trabalhar com dois tipos de QR Code diferentes no seu estabelecimento. Sendo eles:
- QR Code dinâmico: um QR Code para pagamentos únicos criados por venda. Com ele o vendedor / cobrador pode criar uma data de vencimento ou agendar uma cobrança e configurar informações como multas, descontos, juros, etc. Você pode pensar nele como um boleto onde o dinheiro cai na hora;
- QR Code estático: já aqui você pode utilizar o mesmo QR Code para diversas transações. O vendedor também pode estabelecer um valor ou deixar ele em aberto para que o cliente o insira na hora de pagar.
Segundo explica o Nubank em sua página de ajuda, enquanto o dinâmico é perfeito para ser usado em lojas grandes, principalmente na internet, e empresas, o QR Code estático é melhor para se usar em pequenos negócios e supermercados.
Você já deve ter visto ao entrar em um mercadinho, restaurante ou bar na sua região. Locais que aceitam Pix como pagamento, normalmente, possuem com um QR Code fixado na parede ou cardápio.
Como criar um QR Code para receber via PIX
O QR Code mais comumente utilizado por lojas são os estáticos, recomendados para pessoas físicas e situações nem tão formais, onde a nota não precisa registrar tantas informações específicas sobre a transação.
Abaixo, você vai aprender a como criar um QR Code estático utilizando o aplicativo do Nubank, mas outras plataformas devem ter um processo parecido, embora o layout dos aplicativos seja diferente.
Aprenda a criar um QR Code estático no Nubank:
- Uma vez no aplicativo do Nubank navegue até Área Pix > Cobrar;
- Nessa tela você tem duas opções: você pode inserir um valor específico ou pode selecionar “Não quero especificar um valor”, logo abaixo do campo para inserir o valor da cobrança, para deixar em aberto. Essa última opção é a utilizada em lojas e supermercados para que um único QR Code sirva para todos os clientes;
- Agora é só apertar em “Criar QR code” e o aplicativo já vai gerar sua imagem, que pode ser compartilhada livremente.
Diferente do QR Code estático, o QR Code dinâmico é mais usado por grandes empresas e lojas de e-commerce em cobranças mais formais como uma opção de automatização do processo financeiro.
Devido a sua complexidade maior e usos específicos, as instituições financeiras geralmente não disponibilizam o QR Code estático em suas plataformas, então para gerar um é necessário recorrer a serviços externos.
E aí, já criou o seu? Coneta aí se esse artigo foi útil para você!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.