Fim do Facebook Gaming? Meta anuncia mudanças no aplicativo em algumas plataformas; confira
Meta anuncia que vai encerrar o aplicativo para a sua plataforma de jogos. Será esse o fim do Facebook Gaming?
A Meta informou nesta última terça-feira (30), que vai encerrar os aplicativos da sua plataforma de jogos. Os usuários terão até o dia 28 de outubro para usar as suas versões para Android e iOS, quando eles serão descontinuados, marcando o fim do Facebook Gaming nas plataformas mobile.
Aplicativo foi lançado há mais de 2 anos
O aplicativo do Facebook dedicado aos jogos foi lançado em 2020 e vinha com apenas alguns jogos casuais e vários recursos voltados para comunidades e interação.
Mesmo sendo considerado um aplicativo de jogos, o intuito da empresa ao criar o Facebook Gaming era a construção de uma plataforma que batesse de frente com o YouTube e a Twitch.
Hoje, o aplicativo é basicamente uma central onde os usuários assistem e compartilham vídeos sobre jogos, mas com a possibilidade de jogar também. O serviço já contou com parcerias de peso, incluindo o jogador de futebol Neymar.
Fim do Facebook Gaming?
Agora, após dois anos, a empresa começou a avisar os usuários que o aplicativo será descontinuado.
A mensagem aparece na tela inicial do aplicativo, agradecendo a todos os usuários que se esforçaram para construir uma comunidade próspera.
A publicação também garante que a empresa ainda vai continuar com o serviço, conectando todos os jogadores, fãs e criadores de conteúdo na versão para navegador da plataforma, que deve continuar funcionando perfeitamente.
Porque a Meta está encerrando o aplicativo?
O motivo para a Meta estar tomando essa decisão não foi divulgado, mas o provável é que tenha sido parte de uma manobra para realizar um corte de custos.
Embora a plataforma tenha tido bons momentos, o aplicativo, e o serviço todo, teve que enfrentar várias fases difíceis. A começar pelo seu lançamento, marcado por problemas com aloja de aplicativos da Apple.
Além disso, o Facebook Gaming, pelo menos no início, usava um contrato bem difícil para os seus parceiros, exigindo longas horas de streaming.
Como cereja no bolo, o StreamLabs, um software para o sistema operacional (OS) Windows que permite que os usuários façam transmissões enquanto obtém informações úteis sobre o público, reportou que a plataforma vem numa maré de azar, tendo quedas de mais de 50% do tempo assistido.
Esses números fazem com que a empresa tenha apenas 7,8% de presença no mercado. O que pode ser explicado pelo fato de que a experiência no Facebook Gaming é inferior à encontrada nas concorrentes. Principalmente devido ao conteúdo pirateado e o número absurdo de bots encontrados nela.
O serviço deve continuar funcionando normalmente através da seção de jogos no Facebook, mas a rede social está dando a chance para que os usuários façam o download dos seus dados de navegação.
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Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.