Steam Deck: console portátil da VALVE já tem compatibilidade GIGANTESCA com jogos

VALVE anuncia que o Steam Deck já tem mais de 5 mil jogos compatíveis através da sua camada de compatibilidade. Mais estão por vir!

Uma das grandes preocupações das pessoas que querem comprar um Steam Deck, ou que já possuem um, é a compatibilidade com jogos. Se você é um deles, pode ficar tranquilo. O dispositivo já tem compatibilidade com mais 5 de mil jogos.

publicidade
Steam Deck: console portátil da VALVE já tem compatibilidade com mais de 5 mil jogos

Steam Deck: console portátil da VALVE já tem compatibilidade com mais de 5 mil jogos – Imagem: Divulgação | Volve

Steam Deck é Linux

O lançamento do Steam Deck marcou o mundo dos jogos por diversos motivos, mas o mais notável foi a escolha do seu sistema operacional (OS).

Diferente de vários dispositivos semelhantes no mercado, a VALVE optou por utilizar um sistema baseado no kernel Linux, sendo muito diferente do Windows, para o qual a maioria dos jogos são projetados. Isso também significa que a maioria dos jogos que você conhece não rodam nativamente no Steam Deck.

Mas em busca do desenvolvimento do seu próprio sistema operacional, o SteamOS, a VALVE vem desenvolvendo um software há anos, o famoso Proton. Uma camada de compatibilidade para instalar e rodar aplicativos do Windows no Linux.

publicidade

O Proton, desenvolvido com a ajuda da CodeWeavers, uma empresa que trabalha nesse ramo, está em constante desenvolvimento e é o responsável por permitir que os jogos feitos para Windows rodem facilmente no Steam Deck.

Steam Deck já tem compatibilidade com mais de 5 mil jogos

Com cada atualização do Proton, mais e mais jogos podem ser instalados no console portátil e para manter um registro disso, a empresa disponibiliza uma página onde os usuários podem ver o que já roda e o que ainda não.

Indo para a página oficial do Steam Deck você pode navegar para o “Aprovados para o Deck”, uma seção que marca apenas os jogos que funcionam tranquilamente no dispositivo.

Que no momento já ultrapassa os 5 mil. E diferente do que muitos pensam, não são apenas jogos indie ou mobas. A lista conta com um número bem grande de jogos de peso, como Spider-Man: Remastered, Elden Ring, GTA V e Cyberpunk 2077.

Além disso, a lista continua crescendo, adicionando tanto jogos recém lançados quanto títulos antigos na Steam.

Página de aprovados recentemente no Steam Deck

Página de aprovados recentemente no Steam Deck – Imagem: Reprodução / Steam Deck

Verificação de compatibilidade dos jogos

Para marcar seus jogos, a VALVE distribui os títulos em 4 categorias: Aprovado, Jogável, Incompatível e Desconhecido.

Entenda como essas elas funcionam:

  • Aprovado: jogos já testados e funcionam bem no Steam Deck;
  • Jogável:  jogos já testados e que funcionam, mas precisam de ajustes manuais;
  • Incompatível:  jogos já testados e que não funcionam;
  • Desconhecido: jogos ainda não testados.

Para ser marcado como “Aprovado”, um jogo precisa ter compatibilidade total com os controles do console, ser compatível com as resoluções 1280×800 ou 1280×720, ser navegável e ter todos os seus componentes funcionando corretamente no Steam Deck.

A chegada aos 5 mil títulos é um marco muito importante para a plataforma e seus usuários, mas a empresa garante que esse é apenas o começo.

“Ah, ei, outro grande marco – acabamos de passar 5.000 títulos testados e jogáveis no Steam Deck! Muito mais para vir (tantos jogos na Steam), mas só queria tirar um momento para comemorar! 🎉”

É importante lembrar que esse número representa menos de 10% de todos os games na Steam, mesmo assim é um número absurdo e você provavelmente não vai chegar a jogar nem metade deles.

Você pode conferir uma lista com todos os jogos que já rodam no Proton nesse link!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.