A ferramenta mais polêmica do WhatsApp começa a ser testada próximo as eleições
Após ter causado uma confusão tremenda com o governo brasileiro há alguns meses, o WhatsApp Comunidades finalmente começa a ser testado!
Desde que foi anunciada, em abril de 2022, a ferramenta Comunidades do WhatsApp vem sendo o centro de diversas discussões no Brasil. Isso porque ela vai multiplicar o alcance dos grupos na plataforma. Mas agora parece que o WhatsApp finalmente está pronto para testá-la.
WhatsApp Comunidades no Brasil
Logo após ser anunciada, os representantes da empresa tiveram que se reunir com responsáveis do nosso governo para discutir a melhor forma de implementar a ferramenta.
A preocupação é de que ela fosse usada, principalmente no período eleitoral, para disseminar falsa informação de forma exponencial.
Lembrando que o WhatsApp teve um papel ativo no compartilhamento de fake news nas últimas eleições.
No período, não só o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como até mesmo o próprio presidente da república, Jair Bolsonaro, se reuniu com a equipe do mensageiro para decidir o futuro da ferramenta no país.
Por fim, a empresa havia anunciado que o “Comunidades” não seria adotado no Brasil antes do fim das eleições.
Ferramenta começa a ser testada
Obviamente, a empresa deixou claro que aquela era uma decisão empresarial e que nada tinha a ver com as reuniões.
Agora, assim como quem não quer nada, a plataforma começou os testes da ferramenta no canal beta para diversos usuários.
Segundo um relato feito pelo WABetaInfo, um site especializado em novidades sobre o mensageiro da Meta, a novidade já pode ser vista na nova versão beta do aplicativo para Android.
Pessoas que atualizaram para a versão e receberam a novidade podem ver, no lugar onde antes aparecia o ícone da câmera, para criar um Stories, a aba Comunidades.
Com funciona
Caso você seja um dos sortudos que já podem testar a ferramenta, você pode navegar até a aba e criar uma comunidade onde é possível adicionar até 10 grupos.
Os participantes dessa comunidade ainda podem escolher de quais subgrupos fazer parte, inclusive deixar os subgrupos que não são do seu interesse, enquanto permanecem na comunidade.
Uma vez que uma comunidade tenha sido criada, a plataforma cria uma espécie de supergrupo que os administradores podem usar para fazer anúncios globais. Esses anúncios serão vistos em todos os subgrupos e por todos os participantes.
Os administradores também têm permissão para desabilitar as comunidades.
A ferramenta ainda não está disponível para todos os usuários beta, mas você pode tentar atualizar para última versão e forçar a parada do aplicativo, reiniciando ele em seguida.
A versão final da ferramenta para o WhatsApp deve ser lançada oficialmente no final de 2022.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.