Quem criou o PIX? Hoje nós trazemos a verdade para acabar com qualquer resquício de dúvida. E antes de qualquer informação, você sabia que esta tecnologia é uma criação nacional? A seguir, vamos te mostrar como esta tecnologia do BACEN chegou até ao seu dia a dia, revolucionando na maneira de pagar, receber, e visualizar o dinheiro.
Que mané, nota? Faz um PIX
Dentre as novas palavras adotadas em nosso vocabulário, sem dúvida, “PIX” é um dos termos que mais aderimos nos últimos dois anos.
Afinal, foi em novembro de 2020, que esta tecnologia chegou às ruas, de modo que hoje mais de 70% dos brasileiros a usam, segundo dados referentes a janeiro de 2022.
E embora o PIX seja uma realização de 2020, ele não é atribuído ao atual presidente. Aliás, a tecnologia começou a ser assunto em 2018, durante o mandato de Michel Temer.
Desse modo, a criação do PIX fica atribuída ao BACEN (Banco Central do Brasil), sendo que nenhum partido político leva mérito por isso.
O destaque é importante, afinal, nos últimos dias algumas pessoas difundiram que o atual presidente, Jair Bolsonaro, é o criador por trás da revolução. Um dos lastros dessas afirmações é o tweet de um usuário:
Já Bolsonaro criou o PIX, que tira bilhões dos bancos em tarifas abusivas e ajuda o microempreendedor, autônomos e informais. A verdade está nos fatos, não no discurso.
— Bernardo P Küster LIVRE (@bernardokuster2) July 26, 2022
Certamente, a verdade está nos fatos e muito longe do discurso desse jovem, afinal, até fontes estrangeiras atribuem a criação ao BACEN.
O Nascimento de uma marca ou um marco nacional
Agora que já sabemos quem é o verdadeiro criador do PIX, vale destacar que ele é uma marca própria. Além disso, o seu nome não é uma sigla, mas ele traz um conceito que remete a transação, tecnologia, e pixel.
A sua logo também foi pensada de maneira muito criativa, já que ele traz um “X” que, na verdade, é a representação de duas vias da negociação.
Um dos inspiradores do PIX, seria a plataforma norte-americana de pagamento, o Zelle, que teve a sua fundação em 2017.
De todo modo, esta tecnologia veio para ficar, e sem dúvida, mudar a maneira na história de como vemos o dinheiro e seus desdobramentos na sociedade.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui