O Google está melhorando a ferramenta de pesquisa. O foco agora está nas frases usando palavras-chave entre aspas. As frases destacadas irão mostrar sites com as citações exatas.
Ferramenta palavra-chave
Quem nunca se lembrou de uma frase e quis saber da onde ela é? A ferramenta palavra-chave poderá ajudar a encontrar de maneira rápida essa frase.
Ou, talvez, você queira saber sobre um produto muito específico e a partir daí, selecionar apenas os sites que realmente possuem este produto.
Por exemplo: “celular com 128 GB e três câmeras”; o objetivo desta nova ferramenta é que apenas sites com este produto sejam mostrados.
O Google está melhorando as buscas citadas, isso quer dizer que o texto que descreve o conteúdo da web será formado em torno uma palavra ou frase citada que esteja em algum site pela internet.
No desktop, a ideia é colocar a resposta em negrito, para você conseguir visualizar logo em destaque o que deseja.
Apesar de ser uma pequena melhoria, o Google sempre está preocupado em evoluir o algoritmo. É algo prático e fácil, apenas colocando as “aspas”, aparecerão somente resultados que contenham a frase exata que você procura.
O Google disse sobre a ferramenta: “recebemos comentários de que as pessoas que fazem pesquisas citadas valorizam ver onde o material citado está em uma página, em vez de uma descrição geral da página”.
Dicas de como usar a nova ferramenta do Google
Às vezes, a frase citada está em uma página não muito fácil de encontrar, por isso, o Google recomenda que se use a ferramenta de desenvolvedor para pesquisar o que deseja.
Isso leva para outra questão, porque as páginas estão sempre sendo atualizadas e o motor de busca pode não acompanhar as atualizações.
Embora o Google revisite sites regularmente, eles podem mudar entre as visitas. Isso significa que o material citado pode aparecer em uma página já visitada antes e não existir mais na página atual.
Use a cópia em cache do Google para mostrar onde o conteúdo citado apareceu na versão da página visitada pela empresa.
Os termos citados podem não aparecer em snippets (trechos) de sites, mas podem estar em links de título ou URLs de uma página da web. O Google também colocou negrito nestes locais.
Cuidado com a pontuação! O sistema vê algumas pontuações como espaços, o que afeta as pesquisas citadas.
Por exemplo, uma pesquisa por [“não não”] informa aos sistemas para encontrar conteúdo que contenha todas essas letras nesta ordem: não não.
Isso pode atrapalhar a pesquisa final.
Gostou da novidade? Agora ficou mais fácil encontrar o que deseja.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui