Ícone do site BIT magazine

Acompanhe ao vivo a chegada histórica do Telescópio James Webb ao seu destino no espaço

De acordo com a NASA, o telescópio James Webb está prestes a acionar seus propulsores hoje, segunda-feira, dia 24 de janeiro, finalmente chegando a seu destino quando entrará em órbita ao redor do Sol.

É um ponto chamado Lagrange 2 ou L2, no limite de influência da gravidade do planeta Terra.

Mas não será agora que ele irá começar a operar. O telescópio irá executar procedimentos de testes e de calibração de instrumentos. O trabalho está previsto apenas para junho de 2022, data que deve marcar também a entrega das primeiras imagens obtidas por ele. 

Imagem: Divulgação/NASA

Cientistas e engenheiros tiram duvidas online

Cientistas e engenheiros que operam o Telescópio Espacial James Webb responderão a perguntas sobre os últimos da missão em uma transmissão ao vivo da NASA às 15h nesta segunda-feira, 24 de janeiro, seguida por uma teleconferência de mídia às 16h.

A transmissão será ao vivo online no site da NASA, bem como no YouTube, Facebook e Twitter. O áudio da teleconferência será transmitido ao vivo no site da agência.

Ou, se preferir assista a transmissão ao vivo aqui mesmo logo abaixo:

Leia mais: Diferenças entre o telescópio Hubble e James Webb

Os espectadores deste episódio, “O que vem a seguir para o Telescópio Espacial James Webb?” pode enviar perguntas nas mídias sociais usando a hashtag #UnfoldtheUniverse ou deixando um comentário na seção de bate-papo do fluxo do Facebook ou do YouTube. As perguntas do público serão respondidas por:

Após o episódio, a NASA sediará uma teleconferência de mídia focada nos movimentos de queima e espelho de inserção de L2, bem como os próximos passos na preparação do Webb para mudar a ciência. A chamada contará com:

James Webb

O telescópio é uma parceria internacional com a ESA (Agência Espacial Européia) e a Agência Espacial Canadense, lançado em 25 de dezembro do Porto Espacial Europeu em Kourou, Guiana Francesa.

Em 8 de janeiro, Webb terminou de se desdobrar no espaço depois de ter sido guardado dentro do nariz do foguete Ariane 5 durante seu lançamento.

James Webb explorará todas as fases da história cósmica – desde dentro do sistema solar até as galáxias observáveis ​​mais distantes do universo primitivo e tudo mais.

Revelará novas e inesperadas descobertas e ajudará a humanidade a entender as origens do universo e nosso lugar nele.

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile