Depois de muitas tentativas frustradas, a NASA conseguiu enviar a cápsula Orion para a órbita da Lua na semana passada, cumprindo a primeira (de muitas) etapas da missão Artemis. Entretanto, os cientistas passaram o primeiro sufoco da missão.
NASA ficou sem contato com a Orion por mais de uma hora
Na manhã da última quarta-feira, 23, a NASA perdeu contato de forma inesperada com a sua cápsula Orion, que está orbitando a Lua agora. O maior problema é que ainda não se sabe o motivo.
Desde o lançamento da cápsula, feito no dia 16 de novembro, a missão tem obtido sucesso, isso até a manhã de ontem.
Os controladores da missão (a qual é a primeira etapa do Projeto Artemis, que pretende levar novamente humanos à Lua), perderam a comunicação com a Orion enquanto configuravam um link entre a cápsula e a Deep Space Network (local que se faz os contatos entre tripulação e Terra, por exemplo).
Lá, há um conjunto de antenas que a NASA controla para conseguir este contato, porém, a Orion ficou off por 47 minutos.
“A reconfiguração foi conduzida com sucesso várias vezes nos últimos dias, e a equipe está investigando a causa da perda de sinal”
Engenheiros estão investigando o motivo
Agora, toda a equipe está voltada para descobrir o motivo do apagão por quase uma hora.
“Os engenheiros estão examinando os dados do evento para ajudar a determinar o que aconteceu, e o oficial de comando e tratamento de dados fará o downlink dos dados registrados a bordo do Orion durante a interrupção para incluir nessa avaliação”
Depois dos 47 minutos off, a Orion retomou o contato sem nenhum tipo de problema, a NASA coloca que a nave continua em bom estado para terminar a etapa.
A Orion irá fazer uma manobra crucial logo menos: irá realizar uma nova queima de motor amanhã, 25, que irá inserir ainda mais a cápsula na órbita lunar.
Caso obtenha sucesso, a nave ficará cerca de uma semana nesta órbita e voltará para a Terra dia primeiro de dezembro.
O retorno da Orion se dará por meio de um mergulho de paraquedas direto no Oceano Pacífico na costa da Califórnia, provavelmente no dia 11 de dezembro.
O sucesso desta etapa irá fazer muita diferença para a grande missão programada para 2024, o envio de uma tripulação de volta à Lua.
Além do que, a NASA quer fazer história, levando a primeira indígena e a primeira pessoa negra a pisar em solo lunar.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui