O robô Ameca divulgado no final de 2021 e que viralizou por reproduzir expressões faciais de forma incrivelmente realistas finalmente teve seu primeiro contato com o público na CES 2022, a maior feira de tecnologia que existe atualmente.
Desenvolvida pela companhia britânica Engineered Arts, dedicada à produção de tecnologias avançadas, o robô mostrou sua capacidade de “falar” pela primeira vez.
A ameaça é o robô em forma humana mais avançado do mundo”, afirmou a empresa e seus criadores dizem que ele pode servir de plataforma para o desenvolvimento de futuras tecnologias robóticas.
“A razão para fazer um robô que se pareça com uma pessoa é para interagir com as pessoas”, disse Will Jackson, CEO da Engineered Arts, em entrevista à Reuters, na época. “É por isso que construímos esses robôs expressivos”.
O robô humanoide estará disponível para aluguel em participações de eventos e para vendas, lembrando que no momento ele ainda não é capaz de andar.
“Caminhar é uma tarefa difícil para um robô e, embora tenhamos feito pesquisas sobre isso, não criamos um humanoide ambulante completo”. Morgan Roe, diretor de operações da Enginnered Arts, diz que vai levar pelo menos 10 anos até que um robô como Ameca consiga caminhar entre nós.
Confira o vídeo que vazou da CES 2022 e assustou os internautas
Robôs de entretenimento
A Enginereed Arts desenvolve máquinas que são utilizadas em centros de ciência, parques temáticos e empresas. Mais de 100 de seus robôs estão atualmente em atividades pelo planeta, mas o Ameca é o mais avançado dentre eles.
Leia mais: Satélite espião Russo foi visto do Brasil após entrada na atmosfera
O que se sabe sobre o Ameca:
Entenda tudo sobre este novo robô humanoide que está surpreendendo a todos!
- Projeto levou 15 anos de trabalho.
- Seu preço será de cerca de 100 mil libras, equivalente a R$ 745.000.
- O robô pode ser utilizado para o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e machine learning.
- Hardware e software que permitem atualização constante.
- Divisão em módulos. Segunda a empresa, é possível ter apenas “uma mão” o “braço” do modelo, não há necessidade de ter o robô completo para funcionar.
- Conexão em nuvem: todos os dados do robô ficam disponíveis remotamente.
- Movimentos suaves e realistas que buscam estabelecer um “relacionamento instantâneo com pessoas”, segundo a fabricante.
Continue acompanhando as últimas notícias de tecnologia AQUI! 💡
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui