O Google lançou a primeira prévia para desenvolvedores do Android 13. O anúncio ocorre mesmo quando o Android 12 ainda não chegou a muitos telefones, incluindo alguns carros-chefe.
Leia também: Lista completa de celulares que receberão o Android 12
A primeira prévia do novo sistema operacional Android foi lançada nesta quinta-feira (10) para os desenvolvedores. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre isso.
Android 13: O que há de novo?
Os novos recursos do Android 13 incluem opções de temas atualizadas e recursos de privacidade. No momento, não parece que a nova atualização apresentará muitas mudanças visuais, já que o Android 12 foi uma grande atualização visual em si.
O Android 13 também traz algumas mudanças na forma como o sistema lida com várias permissões e segurança. Há um novo seletor de fotos que permitirá que os usuários compartilhem fotos e vídeos com um aplicativo individual, sem que o aplicativo precise de acesso total ao armazenamento do dispositivo.
Esse recurso não será exclusivo do Android 13 e o Google planeja trazê-lo para todos os telefones que executam o Android 11 e versões posteriores.
Leia também: YouTube fica mais intuitivo após mudanças nos apps para Android e iOS
Há muitas mudanças de back-end (programação interna) também. Isso inclui melhor suporte multilíngue e uma nova permissão Wi-Fi que permite que os aplicativos descubram e se conectem a pontos Wi-Fi sem a necessidade de permissões de localização.
O Google deve lançar mais visualizações para desenvolvedores do Android 13 em fevereiro e março. E começará a lançar versões beta em abril. Uma atualização estável é esperada por volta de junho ou julho deste ano.
Visualização do desenvolvedor do Android 13: o que é?
Antes de uma atualização estável completa, o Google lança visualizações de desenvolvedores para o sistema operacional Android. Eles são destinados a desenvolvedores de aplicativos, que podem usar as compilações de visualização para projetar e modificar seus próprios aplicativos de acordo com as diretrizes da nova atualização.
As visualizações do desenvolvedor podem ser instáveis e não devem ser confundidas com versões beta, que são muito mais estáveis em comparação. Isso significa é que uma compilação de desenvolvedor normalmente tem muito mais problemas ou bugs e provavelmente virá com vários problemas de software.
Estes serão corrigidos ao longo do caminho. Mas a maioria dos usuários regulares, que provavelmente têm um telefone como dispositivo principal, devem aguardar a atualização estável.
Dispositivos suportados e como instalar
No momento, a visualização para desenvolvedores do Android 13 está disponível apenas para telefones da série Pixel selecionados. Estes são o Pixel 6, Pixel 6 Pro, Pixel 5a 5G, Pixel 5, Pixel 4a (5G), Pixel 4a, Pixel 4 XL e Pixel 4.
Os dispositivos Google Pixel 3 não são mais compatíveis com a versão mais recente do Android. Para eles, o Android 12 será a última atualização disponível.
Veja também: Cade aprova compra da Oi Móvel pela Claro, TIM e Vivo
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui