Animal ou pet nas estrelas: há 55 anos, cadela Laika foi ao espaço em nome do progresso da humanidade; entenda
Todo o progresso no espaço não teve origem específica no homem, mas Laika, a cadela cosmonauta, foi pioneira no espaço há 55 anos.
Em 03 de novembro de 1957, o cão espacial soviético chamado Laika se tornou o primeiro animal a ir ao espaço e orbitar a Terra. Infelizmente, a viagem foi só de ida, porém, a cadelinha entrou para a história.
Laika: o primeiro animal a orbitar a Terra
Você conhece alguma cadelinha chamada Laika? Se sim, muito provavelmente tem influência do cão espacial soviético que fez história em 1957.
Laika era uma mistura de husky-spitz que foi resgatada das ruas de Moscou, depois recrutada pelo programa espacial soviético por conta do seu temperamento dócil e tamanho pequeno.
Com apenas 7 dias de oxigênio e um pouco de comida a bordo, Laika foi lançada do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão por um foguete soviético Sputnik – o mesmo tipo de foguete usado para lançar o satélite. Foi capturada com 3 anos.
Quando chegou a órbita, Laika estava viva, entretanto, faleceu logo depois, pois o escudo térmico da nave acabou se rompendo. A cachorrinha morreu pelo superaquecimento.
O objetivo da missão era verificar quais os efeitos da viagem ao espaço em seres vivos. Infelizmente, mesmo que Laika tivesse sobrevivido ao superaquecimento da nave, a missão não tinha pensado uma forma dela voltar à Terra.
Descobertas a partir da experiência
Com o monitoramento sendo feito ativamente desde o lançamento, notou-se que o ritmo respiratório da cadelinha aumentou entre três a quatro vezes se comparada ao ritmo normal.
Além disso, sua frequência cardíaca passou de 100 a 200 batimentos cardíacos por minuto. Entretanto, os laudos mostraram que, mesmo agitada, Laika continuava comendo.
Durante anos Moscou não quis dar informações corretas sobre o que havia ocorrido com a cachorrinha – por conta da Guerra Fria, para eles, não era estrategicamente viável informar alguns pormenores científicos.
Somente em 2022, Dimitri Malashenkov, um dos cientistas que participou do lançamento, disse que Laika faleceu pelo superaquecimento entre cinco e sete horas após a decolagem.
O Sputnik explodiu, com a Laika, ao entrar em contato com a atmosfera no dia 14 de abril de 1958.
Depois do envio do primeiro animal à órbita da Terra, a União Soviética também enviou o primeiro ser humano ao espaço, o astronauta Yuri Gagarin em 1961.
Considerado um cosmonauta qualificado, com bons resultados em treinamentos físico e psicológicos, além de ter uma altura de 1,57 m (favorecendo o espaço interno da nave que era pequeno), Gagarin foi ao espaço.
Após anos, agências espaciais enviam seus astronautas à Estação Internacional Espacial e novas descobertas estão sendo feitas dia a dia. Porém, não podemos esquecer que Laika foi pioneira!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui