Ao que tudo indica, a Estação Espacial internacional deve ficar bastante movimentada. Isso porque a tripulação será incrementada por novos integrantes da startup Axiom Space, a primeira equipe inteiramente privada de astronautas.
O lançamento desta equipe à estação espacial tem gerado bastante expectativa, até mesmo na NASA. Especialistas do setor consideram o evento como um marco na expansão de empreendimentos comerciais, intitulado como uma economia de órbita baixa da Terra, ou em termos técnicos “economia LEO”.
Caso o tempo esteja propício, a previsão é para que a equipe de astronautas da Axiom Space seja enviada para a estação espacial nesta sexta-feira (8). O lançamento deve partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, situado na Flórida. A espaçonave utilizada será o foguete Falcon 9, fornecido pelo SpaceX, do bilionário Elon Musk.
O grupo deve ser liderado pelo astronauta já aposentado pela NASA, Michael Lopez-Alegria. A estimativa para a chegada na estação espacial é de 28 horas, tempo no qual a cápsula Crew Dragon deve atracar na estação situada a 400 quilômetros acima da Terra.
Além do líder aposentado, a equipe Ax-1 será composta pelo investidor-filantropo e ex-piloto de caça israelense, Eytan Stibbe, de 64 anos, e o empresário e filantropo canadense, Mark Pathy, de 52 anos. Ambos servirão como especialistas nas missões espaciais.
Vale mencionar que a equipe está autorizada a levar equipamentos e suprimentos capazes de atender os 26 estudos científicos e tecnológicos que serão realizados enquanto permanecerem em órbita na estação espacial até voltarem a solo terrestre dez dias após o lançamento.
Lançamento para a Estação Espacial será transmitido ao vivo
Apesar de a visita de civis não ser incomum eventualmente, a missão a Ax-1 será a primeira a caráter comercial com o objetivo de atuar como um laboratório em órbita.
A equipe Ax-1 compartilhará o trabalho em órbita na companhia de sete tripulantes regulares da estação espacial, sendo três astronautas americanos, um alemão e três russos. O lançamento será transmitido ao vivo na página da empresa.
Na oportunidade, a Axiom informou ter contratado a SpaceX para realizar outras três missões em órbita pelos próximos dois anos.
A Axiom foi selecionada pela própria NASA em 2020 no intuito de projetar e desenvolver uma nova ala comercial para a estação espacial, que hoje abrange um tamanho equivalente a um campo de futebol.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui