A guerra pela verdade no reino da internet é um verdadeiro embate sem fim, e dessa vez, o TikTok está na mira da web. O motivo é o suposto vazamento de dados de mais de 2 bilhões de usuários do aplicativo. Sendo um dos mais famosos, e baixados nos últimos anos, não há dúvidas de que há dados de muitas pessoas e isso pode ser perigoso se cair em mãos erradas.
Vazou ou não vazou? A dúvida da semana
O caso está dando um nó na cabeça de quem está acompanhado, pois, de um lado a empresa nega que sofreu qualquer tipo de ataque. Por outro lado, especialistas dizem que os dados vazados são verídicos, mas que não conseguem encontrar a origem dos mesmos.
Os rumores da invasão começaram quando um grupo de hackers com o codinome ‘AgainstTheWest’ iniciou um tópico em um fórum alegando que ele havia vazado os dados do TikTok. Além disso, o grupo também teria sido o responsável por atacar o WeChat, outra empresa chinesa.
Com a alegação, um usuário disponibilizou um print, assim, ele afirmou que este seria um “suposto banco de dados pertencente às empresas, que eles dizem ter sido acessado em uma instância de nuvem do Alibaba contendo dados para usuários do TikTok e WeChat.”
Se forem realmente reais, pode haver cerca de 790 GB de dados. Entre os arquivos contêm informações de usuários, cookies, código de softwares, informações do servidor, estatísticas da plataforma, entre outros diversos.
E aí, TikTok, vai deixar? A empresa acredita que não houve ataque
Até mesmo Changpeng Zhao entrou no assunto após compartilhar uma notícia da Bloomberg, e fazer uma chamada para a leitura do artigo.
O grupo que seria responsável pelo ataque, o AgainstTheWest, diz que seu objetivo é atacar qualquer país que possa oferecer ameaça ao ocidente. Desse modo, eles estariam focados nesse momento em atingir países como a China e a Rússia.
Em todas as suas manifestações, inclusive em contato com a BleepingComputer, o TikTok negou que houve qualquer ataque. Além disso, AgainstTheWest foi banido do fórum de hackers onde ele alegou ter feito o ataque. O dono do fórum se manifestou sobre o banimento e o caso:
“Este tópico foi restaurado devido a várias pessoas pedindo por ele de volta. AgainstTheWest inicialmente o excluiu. Observe que a violação não é do TikTok e que ele provavelmente estava mentindo ou nem investigou antes de fazer essas alegações ultrajantes.”
Alguns especialistas chegaram a afirmar que os dados realmente eram válidos, mas que não era possível identificar a origem. O TikTok disse que se houve algum vazamento, não poderia ser por uma raspagem diretamente da sua plataforma, afinal, os seus métodos de proteção são o suficiente para evitar ataques como estes.
Fonte: BleepingComputer, The Hacker News, Bloomberg
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui