Lançado no início de outubro, Overwatch 2 teve um início extremamente conturbado. Mesmo com todas as dificuldades, o novo jogo competitivo da Blizzard já pode ser considerado um sucesso. Em apenas 10 dias, o game registrou mais de 25 milhões de jogadores!
A novidade foi celebrada pela conta oficial de Overwatch no Twitter. Na postagem, os desenvolvedores agradecem aos 25 milhões de jogadores que experimentaram o game:
25 MILHÕES DE JOGADORES EM 10 DIAS. 🤯
Obrigado aos 25 milhões de jogadores que entraram em #Overwatch2 conosco 💙🧡 pic.twitter.com/2Bqj4wT763
— Overwatch (@OverwatchBrasil) October 14, 2022
Claro que parte desse sucesso se deve ao fato do novo jogo ser free-to-play. O lançamento gratuito de um jogo de renome sempre mexe com a empolgação dos jogadores.
Apesar disso, esta é uma conquista que merece ser celebrada, se considerarmos todas as dificuldades pelas quais o jogo passou desde seu lançamento.
O lançamento problemático de Overwatch 2
Para começar, Overwatch 2 sofreu com seguidos ataques DDoS já nos seus primeiros dias. Esse tipo de ataque hacker causa uma sobrecarga nos servidores, fazendo com que os jogadores não consigam efetuar o login em um jogo, serviço ou plataforma.
O problema persistiu por alguns dias e causou filas de espera enormes. A Blizzard trabalhou duro para estabilizar os servidores do jogo e melhorar a experiência dos fãs.
Esta não foi a única questão. A Blizzard complicou sua própria vida ao adotar um sistema de autenticação em dois fatores que exigia que os jogadores inserissem um número de celular para poderem jogar.
Porém, o número não podia ser de uma conta pré-paga (algo que é bem comum entre os jovens norte-americanos). Por consequência, o acesso ao jogo acabou ainda mais comprometido.
Outro ponto polêmico: Overwatch 2 chegou praticamente substituindo o primeiro jogo que era pago. O novo título oferece acesso ao conteúdo do game original. Mas, é uma atitude questionável para jogadores de longa data.
Por conta dessa substituição, os jogadores tiveram problemas para transferir seu progresso do Overwatch original para o novo game. A migração de contas apresentou muitos problemas, impossibilitando o jogador carregar skins e itens previamente adquiridos.
Polêmicas nos bastidores
Tudo isso para não mencionar os problemas que Overwatch 2 teve bem antes de seu lançamento. A Activision Blizzard é uma empresa que sempre esteve envolvida em polêmicas relacionadas a um ambiente de trabalho tóxico e relações abusivas entre chefes e funcionários.
Essas controvérsias levaram a diversas denúncias e demissões nos bastidores. Rolou até demissão do diretor do primeiro jogo, Jeff Kaplan (sujeito que já foi vice-presidente da Blizzard), que também seria o diretor da sequência.
Bobby Kotick, CEO da Activision (empresa que se fundiu à Blizzard em 2008, formando a Activision Blizzard) é um dos nomes mais controversos da indústria dos games. Ele já foi acusado de assédio sexual e assédio moral, além de ter resolvido diversas situações do tipo por meio de acordos extrajudiciais para se safar.
Então, convenhamos: por esse turbilhão de dificuldades, a Blizzard tem muito o que comemorar. Apesar de tudo, ela conseguiu alcançar um volume incrível de jogadores com Overwatch 2.
Com informações: IGN
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui