Apimentado: Tesla encontra brecha para atuar perto da fronteira mexicana e amplia seu poder
Depois de encontrar uma brecha na Lei do México, Musk vai construir a segunda fábrica em terras tribais! É isso mesmo que você leu!
Uma lei no estado do Novo México, feita para proteger os comerciantes locais de veículos, estava sendo usada contra a Tesla. Por outro lado, a empresa encontrou uma brecha para conseguir levar a sua fabricante para perto da fronteira.
Tesla burla Lei para montadoras por terras tribais
Foi em 2019, a primeira vez que a Tesla tentou se instalar no estado do Novo México, contudo, não teve sucesso. Afinal, esta lei em vigor é antiga, e tem como fim, impedir que as montadoras vendam carros elétricos diretamente e sem passar por uma concessionária local.
Então, as concessionárias locais estão usando esta lei para impedir que montadoras como a Tesla se instalem e vendam seus veículos sem sua participação.
Este não é o primeiro caso que a empresa enfrenta, de modo que diversos estados também são cobertos por estas leis. De todo modo, a empresa de Musk se saiu bem em praticamente todas às vezes.
E mesmo com a derrota judicial em 2019, para as associações locais de revendedores de automóveis, o CEO da Tesla não desistiu. Assim, em 2021, ele encontrou uma brecha, e a partir dela conseguiu montar a primeira fábrica na região.
A brecha está nos terrenos tribais
Em setembro do ano passado, ficou claro que Elon Musk não iria deixar o Novo México fora da sua cobertura. Então, foi neste mesmo mês que a Tesla anunciou a sua primeira loja e centro de serviços dentro de um antigo cassino.
A instalação foi possível a partir da parceria que a Tesla fez com a Primeira Nação de Nambé Pueblo, como destacou o Electrek.
Esta loja, tem como foco cobrir a área de Santa Fé, de modo que ela fica localizada ao norte da região. E ao que tudo indica, a iniciativa do bilionário deu certo, afinal, ele está partindo para a segunda instalação no Novo México.
Outra vez a Tesla está aproveitando as brechas das terra tribais. Mas, vai fechar uma parceria com Santa Ana Pueblo, que fica próxima a Albuquerque. Uma das coisas mais intrigantes é que os legisladores que impediram Musk de entrar no estado em 2019, agora estão batendo palmas para seu avanço frente às terras tribais.
Com informações: Electrek
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui