Ícone do site BIT magazine

Após ataque hacker, ações do Uber começam a cair; o que era piada está virando desespero

A Uber está investigando um caso sério de ataque hacker onde dados importantes dos sistemas da empresa, incluindo documentos e mensagens internas, ficaram sob o controle de, possivelmente, um jovem de apenas 18 anos.

Uber sofre ataque hacker enquanto funcionários acham que hacker estava brincando – Imagem: Clint Patterson on Unsplash

Uber sofre ataque hacker

O ataque aconteceu na última quinta-feira, dia 15 de setembro, e segundo a mídia internacional, o rapaz, ou seja lá quem foi, chegou a compartilhar imagens relacionadas a seu feito no Telegram.

As capturas de tela foram então compartilhadas no Twitter pelo usuário @vxunderground, uma página responsável por um repositório com uma série de malwares conhecidos.

Atualização: Um cibercriminoso afirma ter comprometido completamente o Uber – eles postaram capturas de tela de sua instância da AWS, painel de administração do HackerOne e muito mais.

Eles estão provocando e zombando abertamente @Uber

A parte mais inusitada é que segundo o site jornalístico The Washington Post os funcionários não levaram a ameaça a sério.

Como tudo aconteceu

Aparentemente, o hacker teria se passado por um membro da equipe de TI, conseguindo as credenciais de um dos funcionários.

A Uber até o caso tentou minimizar, afirmando que nenhum dado sensível relacionado às viagens dos clientes foi vazado. Mas em um relato feito pelo The New York Times, o engenheiro de segurança Sam Curry diz o oposto.

Eles praticamente têm acesso total ao Uber (…) Isso é um comprometimento total, pelo que parece”, afirmou Sam.

Por conta do hacking, alguns serviços da empresa foram desligados, incluindo as mensagens do Slack, que antes de ser desativado serviu como meio para que o hacker deixasse uma mensagem.

Nela o hacker afirmava ter comprometido diversos sistemas da empresa e terminava com a hashtag “#uberunderpaisdrives” indicando que a empresa estava pagando os seus motoristas parceiros abaixo do valor justo.

E foi essa mensagem que os funcionários da empresa consideraram ser apenas uma piada de um de seus colegas de trabalho, mas que demonstra uma causa, ou seja, uma ação de hackerativismo.

Uber reconhece o ataque

Mas o clima relaxado não demorou muito e, ao perceber a seriedade da situação, a empresa foi às redes sociais dar um parecer sobre o caso. No Twitter a empresa postou:

No momento, estamos respondendo a um incidente de segurança cibernética. Estamos em contato com as autoridades e publicaremos atualizações adicionais aqui assim que estiverem disponíveis.

Mas o caso pode ser extremamente prejudicial para a Uber, afinal de contas, se o que a mensagem disse for verdade, o estrago causado pode colocar em risco não só os dados da empresa como dos seus parceiros e clientes. Sem contar possíveis problemas de segurança no futuro.

Ataque hacker faz as ações do Uber cairem

Após sofrer o ataque, as ações da empresa já caíram quase 4%, segundo a cotação na NYSE (Bolsa de Nova York).

Mas esse não é o primeiro problema do tipo que a empresa tem. Inclusive, o hacking chega bem no momento em que Joe Sullivan, o ex-chefe de segurança da Uber, está sendo julgado por um caso de 2016, onde a empresa havia ocultado o ataque intencionalmente, pagando quase US$ 150 milhões em um acordo.

A empresa também enfrentou diversos problemas relacionados a seu ex-CEO, e fundador da empresa, Travis Kalanick. Esse ano a empresa já teve diversos documentos vazados onde o passado sujo da Uber foi exposto.

Até surgiram alegações de que o ex-CEO usou de violência, ou pelo menos ameaças, para garantir que o serviço chegasse a diversas cidades.

De toda maneira, este não é um bom momento para empresa, tanto na questão de segurança quanto na confiança dos investidores.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile