Apenas alguns dias após o ataque ao Uber, a Rockstar Games acabou de confirmar, nesta segunda-feira (dia 19 de setembro), ter sofrido um ataque cibernético que resultou no vazamento de vídeos com a gameplay de GTA 6. Aparentemente o ataque foi feito pela mesma pessoa!
Gameplay de GTA 6 aparece em fórums
O novo título da famosa franquia de mundo aberto Grand Theft Auto, GTA 6, teve 3 GB de arquivos confidenciais vazados nesse último fim de semana.
O conteúdo, postado no GTAForums pelo usuário “teapotuberhacker”, aparentemente continha 90 vídeos de gameplay do jogo. Obviamente, todos os links e arquivos mostrados já foram bloqueados, provavelmente após serem denunciados pela empresa, mas na postagem, o usuário afirma que poderia compartilhar muito mais, incluindo o próprio código-fonte do jogo, assim como os da versão anterior, o GTA V.
A postagem gerou muita controvérsia, com diversos comentários duvidosos dizendo que o conteúdo provavelmente era falso e no mínimo cheio de vírus.
Mas o autor da postagem continuou a defender a veracidade do arquivo, comentando inclusive que os “vídeos foram baixados do Slack (comunicações de funcionários)”, ou seja, diretamente da empresa.
Os vídeos eram reais
Após serem confirmados como verídicos, os vídeos passaram a ser compartilhados em diversas redes sociais, como o YouTube, de onde então foram bloqueados por infringir os direitos autorais da marca, como é possível ver aqui.
Mesmo assim, segundo o The Verge, o conteúdo deles confirmava diversas informações sobre o jogo: desde sua personagem principal feminina, que aparece roubando um restaurante e fazendo reféns, até um personagem no trem “Vice City Metro”, que confirmou um rumor antigo de que o jogo pode se passar em Miami, assim como o famoso GTA: Vice City, de 20 anos atrás.
Hacker poderia ser o mesmo do ataque à Uber, na semana passada
A princípio, os vídeos foram tratados como uma brincadeira, mas a própria empresa veio hoje ao Twitter confirmar ter sofrido um ataque hacker.
No tweet, a @RockstarGames explicou o caso dizendo que os criminosos haviam baixado diversas informações relativas ao desenvolvimento inicial do jogo.
A Message from Rockstar Games pic.twitter.com/T4Wztu8RW8
— Rockstar Games (@RockstarGames) September 19, 2022
“Recentemente, sofremos uma invasão de rede, em que um agente não-autorizado acessou e baixou ilegalmente informações confidenciais de nossos sistemas, incluindo imagens do desenvolvimento inicial para o próximo Grand Theft Auto. Por agora, não planejamos nenhuma interrupção nos nossos serviços de jogos online nem qualquer efeito de longo prazo no desenvolvimento dos nossos projetos em andamento.
Estamos extremamente desapontados por ter quaisquer detalhes do nosso próximo jogo compartilhado com todos vocês dessa forma. Nosso trabalho no próximo jogo Grand Theft Auto continuará conforme planejado, e continuamos comprometidos como sempre em entregar uma experiência para vocês, nossos jogadores, que realmente exceda suas expectativas. Nós atualizaremos vocês novamente em breve e, é claro, vamos apresentá-los ao nosso jogo quando ele estiver pronto. Queremos agradecer a todos pelo carinho nesta situação.“
Responsável pelo ataque à Uber seria o mesmo que vazou a gameplay de GTA 6
Embora a empresa não tenha dado muitas informações sobre o ataque, o autor da postagem no fórum afirmou ser a mesma pessoa que invadiu os sistemas da Uber na semana passada.
É claro que isso não pode ser confirmado facilmente, mas o método de ataque parece ter sido o mesmo, visto que ele conseguiu acesso ao Slack da empresa.
Em um dos comentários, ele também pede que a Rockstar entre em contato direto, aparentemente para negociar um resgate pelos arquivos. Segundo algumas de suas falas, o código-fonte do GTA V também estria a venda.
Fontes: The Verge
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui