O Google anunciou uma grande atualização para o Google Tarefas (Tasks), seu aplicativo gerenciador de tarefas do dia a dia. O app vai receber uma série de novos recursos que vão tornar o seu planejamento ainda mais poderoso.
Google Tarefas com super poderes
Anunciado hoje, dia 20 de setembro (terça-feira), a ideia da empresa é transformar o aplicativo no ponto central de controle da sua rotina.
Para conseguir isso, além das novas funcionalidades, o Google vai colocar o sistema de lembretes do Tarefas em outros integrantes da sua suite. Nessa lista entram o Google Assistente e o Agenda.
Por mais que o foco seja o Google Tarefas, a novidade traz mais interatividade para todos os aplicativos que farão parte do ecossistema.
Por exemplo, você poderá adicionar conversas do Gmail diretamente ao Tarefas apenas clicando no ícone do aplicativo que aparece na mensagem.
Lembretes do Google Agenda serão transportados diretamente para o Tarefas, aparecendo em ambos os aplicativos. Usando a Assistente do Google também vai ter o mesmo efeito. Basta marcar um alarme, por exemplo, e ele vai aparecer lá.
Google finalmente unificando os aplicativos
Esse é um daqueles casos “antes tarde do que nunca”. Para uma empresa que foca muito em criar seu próprio ecossistema, o Google cria diversos aplicativos com funcionalidade às vezes até parecidas, mas que pouco se conversam.
Esse ano parece que a empresa decidiu acertar isso. Podemos ver exemplos na fusão do Duo e Meet, por mais confusa que ela seja, e na remodelação do Gmail, que embora já possuísse as ferramentas, agora tem um layout muito mais fácil de usar.
O que já dá para fazer no aplicativo
Mas vale lembrar que essas novidades ainda não estão disponíveis. Segundo o que a empresa colocou na sua postagem, a atualização deverá ser aplicada em algum momento nos próximos meses.
Tempo o suficiente para você ir se familiarizando com o Google Tarefas, se você já não usa o aplicativo
Abaixo você vai encontrar algumas funções que já pode usar para aumentar a sua produtividade no ecossistema do Google:
- Criar tarefas rapidamente no Gmail com e-mails importantes ao clicar no botão “Adicionar às tarefas”;
- Use o Google Chat para criar tarefas rapidamente enquanto troca ideia com seus amigos, familiares ou colegas de trabalho;
- Lembretes compartilhados entre o Google Agenda e o Google Tarefas;
- Separe as tarefas que você criou em listas únicas conforme o seu gosto.
As novas funcionalidades serão opcionais de início, mas como todas as mudanças que a gigante dos anúncios implementa em seus serviços, passará a ser o padrão depois de um tempo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui