Apple e a proteção dos usuários motoristas: Iphone poderá ter recursos para combater embriaguez
A pretensão da Apple é para que no futuro próximo o iPhone integra uma tecnologia semelhante a de bafômetro do aparelho.
A Apple tem investido cada vez mais em sistemas de segurança. Seguindo este rumo, a pretensão é para que em breve, o iPhone integre uma tecnologia como de bafômetro no aparelho.
O intuito é prezar pela segurança do usuário e evitar que motoristas embriagados assumam a direção em condição vulnerável.
Desta forma, o número de acidentes no trânsito poderá reduzir drasticamente. A nova investida da Apple foi levada a conhecimento público após a empresa fazer um pedido de patente junto ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA.
O bafômetro digital no iPhone não é o primeiro recurso criado pela Apple neste sentido. Há cerca de um ano a marca anunciou a tecnologia Car Key, que permite tanto o iPhone quanto o Apple Watch destrancar carros por NFC.
Agora, com base no documento de patente, a tecnologia será baseada em um banco de dados capaz de captar e manter dados sobre características naturais e físicas do usuário.
Essas características podem ser a respiração, nível de amônia e níveis aceitáveis de álcool para assumir a direção. No entanto, ainda não há previsão de quando esta nova tecnologia poderá ser lançada no mercado.
Características do novo recurso do iPhone
Conforme as imagens anexadas no pedido de patente da Apple, nota-se a presença de uma interface que impõe limites e requisitos para o motorista embriagado desbloquear o carro.
Desta forma, se a pessoa tentar remover alguma dessas restrições anexadas à seção de credenciais seguras antes do tempo pré-determinado, a pessoa deverá cumprir um ou mais critérios para que a restrição seja desabilitada.
Um desses critérios pode ser o nível de álcool no sangue inferior ao limite autorizado. A imagem também aponta uma notificação que instrui o usuário a soprar um bafômetro.
Ainda não se sabe se este bafômetro estaria realmente embutido no celular ou como um acessório vendido separadamente, um recurso do carro capaz de se comunicar com o iPhone sem a ligação por fio.
Outras ilustrações falam em critérios de desbloqueio mais específicos. Um deles pede que o usuário complete desafios, que podem ser, por exemplo, a resolução de problemas matemáticos ou algum tipo de quebra-cabeça. Como de costume, a Apple não comentou sobre o caso.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.