Apple e Meta estariam em uma competição acirrada em relação ao desenvolvimento do metaverso pelo mundo. Ambas as organizações estão modelando o que seria esse novo cenário, uma batalha, inclusive, filosófica.
Rivais e com alta concorrência
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, disse aos seus funcionários no começo deste mês que a empresa e a Apple estão prontas para bater de frente na venda de hardware para realidade aumentada e virtual.
Zuckerberg ainda sugeriu que ambas estão em uma “competição filosófica muito profunda” e que as forças estão focadas para determinar “novos rumos para a internet” de uma forma geral.
Essas afirmações foram obtidas pelo The Verge durante a reunião geral interna da Meta.
Entretanto, mesmo sendo concorrentes de alto nível em relação a vários produtos tecnológicos, Zuckerberg acredita (ou quer acreditar) que há cordialidade entre as empresas:
“Acreditamos haver muito a ser feito na especialização em diferentes empresas e [isso] permitirá a existência de um ecossistema muito maior”.
Desde que iniciou sua jornada pelo metaverso e até alterou o nome do Facebook para Meta, Zuckerberg quer trazer o conceito de operação conjunta cada vez mais para dentro de suas empresas e enxerga isso como um grande passo na tecnologia, o maior desde a invenção dos celulares.
A preocupação com isso é grande e a Meta, junto da Epic Games, Microsoft e outras empresas de tecnologia montaram Metaverse Open Standards Group.
O objetivo é ter uma plataforma que os clientes possam acessar mundos 3D imersivos com os bens adquiridos virtualmente.
A grande questão é que a Apple não faz parte dessa empreitada e Zuckerberg explicou aos funcionários que não acredita que a empresa da maçã esteja tão aberta assim para o metaverso. “Não está realmente claro de antemão se um ecossistema aberto ou fechado será melhor”, diz o empresário.
A Apple sempre foi misteriosa no quesito produto de hardware e como funcionam. Mesmo assim, especulações apontam que logo teremos um fone com imersão total na Realidade Virtual.
Posicionamento da Meta
Mesmo concorrendo com uma empresa misteriosa sobre seus lançamentos como a Apple, a Meta continua querendo investir cada vez mais no metaverso.
A verdade é que Zuckerberg fica incomodado com a hegemonia da Apple em relação aos celulares – sendo recorde de venda nos Estados Unidos.
São pelos dispositivos que os produtos da Meta podem ser consumidos e isso desagrada o CEO dono do Instagram e do Facebook.
E também porque a própria empresa pretende lançar o seu “Oculus” (óculos de realidade virtual) de forma popular, para bater de frente as iniciativas e rumores de lançamento da Apple.
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