A Apple não está cogitando deixar o seu modelo arcaico de SMS, mas a UE continua pressionando a empresa. Dessa vez, ela corre o risco de receber uma multa sobre a sua receita global, mesmo assim, não parece que vai mudar de ideia.
Mudanças na Apple, mas nem tudo
Uma das notícias que chamou a atenção, saiu no novo relatório da Bloomberg nesta terça-feira (13). Assim, o artigo também revelava outra mudança histórica na empresa, que pode abrir a sua loja de aplicativos para terceiros.
Entretanto, esta não é uma iniciativa que parte diretamente da Apple. Assim como a possível abertura na App Store, a mudança no serviço de SMS é uma exigência da nova Lei de Mercados Digitais na União Europeia.
O relatório da Bloomberg indica que o novo suporte da Apple, que permitirá a ingressão de aplicativos de terceiros no iPhone, pode chegar com o iOS 17. Entretanto, para os que já ficaram ansiosos, este é um lançamento que veremos apenas no próximo ano.
A relutância frente ao SMS
Mesmo com este possível avanço, a empresa ainda se mostra relutante em relação às exigências da legislação frente o aspecto das mensagens. E mesmo com a decisão chamando a atenção no final do ano, a Lei dos Mercados Digitais (DMA), foi aprovada pelo parlamento da União Europeia no início de 2022.
Esta nova Lei prevê uma série de requisitos para donos de plataformas digitais como a Apple. Entre os pontos que o DMA tange, ele destaca que as empresas terão que “abrir e interoperar com plataformas de mensagens menores”.
É exatamente este ponto que está gerando conflito com a Apple, pois para isso, ele teria que adotar o padrão rich communication services, ou RCS, que hoje é usado por diversas plataformas, inclusive a Google. Mesmo com uma adoção quase que global, a empresa “não está considerando” realizar esta mudança.
Portanto, se por um lado, a organização parece disposta a se abrir para a interoperabilidade, há uma limitação até onde ela deseja avançar. Os engenheiros da Apple acreditam que abrir o seu serviço de SMS, por exemplo, poderia prejudicar a “criptografia de ponta a ponta e outros recursos de privacidade oferecidos pelo iMessage”.
De todo modo, as empresas têm até 2024 para adotar a nova legislação, arriscando receber multas em até 20% referente à receita global da organização. Mesmo com estes pontos, a Apple não deu nenhum sinal de interesse na integração do RCS, ou outros serviços avançados de comunicação.
Com informações: 9to5mac, The Verge
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui