Seguindo os passos da Europa, mais países estão começando a fechar o cerco para os iPhones. O mais novo deles a Índia, cujo governo também planeja padronizar a conexão para smartphones e outros dispositivos eletrônicos, algo que o governo brasileiro também já propôs. Caso os projetos se firmem, em breve a Apple vai ter que revisar suas vendas fornecendo iPhones com USB-C tanto no Brasil quanto na Índia.
USB-C como escolha universal para conexão
Não é de hoje que os governos mundiais tentam estabelecer um padrão de conexão para dispositivos móveis, afinal, se todo mundo usar um mesmo cabo, fica muito mais fácil desenvolver soluções que funcionam em vários dispositivos de uma vez.
Mas a escolha vai além dos smartphones, já que a proposta engloba também outros dispositivos eletrônicos como notebooks, tablets, câmeras, etc. Os periféricos também são outro ponto-chave, imagina você com um microfone profissional que funcione em qualquer dispositivo que você tenha. Bem legal, né!?
Apple do outro lado da corda
A Europa foi a região que mais demonstrou agressividade nesse sentido, deixando claro que todas as empresas têm que produzir segundo o padrão nos próximos anos.
Algumas marcas terão uma transição mais simples, até porque muitas fabricantes já trazem vários dos seus dispositivos com a conexão tipo USB-C.
Já a Apple será a mais afetada com a mudança, uma vez que de tanto focar em sua tecnologia proprietária e seu ecossistema, atrelou todos os seus aparelhos e acessórios ao Lightning.
Ou seja, para ela, a padronização do USB-C representa uma reestruturação do seu modelo de negócio, visto que agora ela terá que dar suporte para novos dispositivos com USB-C e aos seus antigos, fabricados com o seu padrão Lightning.
E se ela achava que tinha como escapar disso, mais países estão aderindo a essa padronização.
iPhones com USB-C no Brasil e Índia
O mais recente a cogitar a possibilidade de padronizar o USB-C foi o governo indiano, que sugeriu a ideia no Parlamento e já mostrou tendências positivas a sua aceitação, principalmente por questões ambientais.
“Um amplo consenso surgiu entre as partes interessadas sobre a adoção do USB Type – C como uma porta de carregamento para dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets, laptops, etc. Além disso, foi deliberado que uma porta de carregamento diferente possa ser adotada para telefones comuns”, disse Rohit Kumar Singh, secretário de alimentos e distribuição do Ministério de Assuntos do Consumidor.
No Brasil, nós já temos um Projeto de Lei (PL) circulando com esse mesmo objetivo desde o mês passado. A PL do senador Carlos Fávaro (PSD-MT) sugere seguir os passos da União Europeia, pedindo que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) autorize apenas a venda de smartphones com o conector USB-C a partir do próximo ano.
Embora a disposição de ambos os governos impressione, é importante mencionar que a Apple já havia comentado que a partir do iPhone 15 seus dispositivos virão com USB-C, mas apenas os modelos Pro terão suporte a transferência rápida de dados.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui