A Apple tomou novas medidas de segurança em meio ao aumento de ataques cibernéticos. A empresa colocou uma nova criptografia do armazenamento do iCloud – e isso significa algumas proteções novas.
Apple altera medidas de segurança do iCloud
Na quarta-feira (7), a Apple anunciou um conjunto de mudanças de segurança e privacidade como forma de ajudar as pessoas a se protegerem de ataques hackers ou de violação de dados até por parte do estado.
Usando criptografia de ponta a ponta, em breve a empresa da maçãzinha permitirá que os usuários optem por mais segurança aos seus dados.
Segundo a Apple, as medidas feitas irão ajudar os usuários a proteger suas informações de ataques hackers e, em casos excepcionais, de agentes do governo violarem os servidores da empresa. Como medida de proteção externa, a empresa planeja não depender da produção internacional de chips.
Albert Fox Cahn, fundador do Surveillance Technology Oversight Project, do Reino Unido, diz que esta medida pode ter um efeito imediato sobre os tipos de leis neste sentido. Cahn coloca:
“Essas mudanças reconhecem a enorme reação pública contra a espionagem expandida em nossos dispositivos. Esse tipo de proteção é mais valioso não contra criminosos cibernéticos, mas contra pessoas que estão abusando do poder do governo para forçar a empresa a entregar dados”
Recurso para salvaguardar a escolha dos usuários
De acordo com Cahn, a Apple tem sido, há anos, “o braço longo da polícia” e que muitas investigações foram viabilizadas por conta disso, porém, nem sempre se encontram criminosos, mas exploram-se dados de civis.
A nova postura da empresa pode incomodar alguns congressistas, mas isso não muda o fato que os ataques cibernéticos aumentaram bastante nos últimos anos, reduzindo a questão da segurança.
Segundo o relatório de transparência da empresa:
“Entre janeiro e julho de 2021, a empresa recebeu mais de 12 mil solicitações de diversos tipos de informações de usuários, ante mais de 10 mil nos últimos seis meses de 2020.”
A nova tecnologia de ponta a ponta do iCloud será lançada primeiro para um pequeno grupo de usuários apenas para testes antes de ser lançada amplamente nos Estados Unidos.
Apenas em meados de 2023 as novas medidas alcançarão o resto do mundo.
O site da Apple coloca que os usuários poderão recuperar a própria chave de senhas:
“Se você perder o acesso à sua conta, somente você poderá recuperar esses dados, usando a senha ou senha do seu dispositivo, contato de recuperação ou chave de recuperação”
Agora, é esperar pela novidade no mundo todo e que ela não seja “contornada” de outra forma no futuro.
Com informação: Apple, The Guardian.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui