O Google Docs vem ganhando cada vez mais popularidade, principalmente depois da pandemia, onde a várias pessoas passaram a trabalhar no modelo home office e adotaram a aplicação como principal meio de trabalhar com documentos. Confira neste artigo as melhores dicas para aumentar a sua produtividade com o Google Docs.
Dicas para deixar o Google ainda melhor
O Docs é um editor de textos bem completo, ele tem as principais funcionalidades que você encontra no seu maior rival, a suite de aplicativos da Microsoft.
Por outro lado, é completamente gratuito e vem com ferramentas colaborativas consideravelmente melhores, ou pelo menos mais fáceis de serem usadas.
Mesmo assim, é possível fazer certos ajustes nele que vão elevar sua experiência enquanto trabalha, ou estuda, para o próximo nível. Confira as dicas do Bit Ensina.
1. Integração com outros produtos
Uma das maiores vantagens do Google Docs é que ele te permite integrar facilmente o conteúdo de outras aplicações do ecossistema do Google.
Por exemplo, para inserir o gráfico de um arquivo do Google Sheets, o editor de planilha, basta você navegar até Inserir > Gráfico > Do Planilhas.
Agora é só escolher uma das planilhas salvas no seu Google Drive e procurar o gráfico dentro dela que você quer usar.
Qualquer mudança feita no gráfico a partir do documento original do Sheets também vai ser refletida no gráfico dentro do Docs.
2. Ferramentas colaborativas
Uma das coisas que mais fez o Google Docs se destacar no espaço de trabalho, além do preço, é claro, foram as suas ferramentas colaborativas.
A aplicação conta com três modos de visualização, os quais você pode configurar individualmente para qualquer pessoa interagindo com um documento. São eles: “Edição”, “Sugestões” e “Visualização”.
A melhor parte é que você pode configurar eles diretamente no menu de compartilhamento do documento (Arquivo > Compartilhar > Compartilhar com outras pessoas), assim, pessoas que você convida para colaborar no seu documento têm as permissões adequadas.
3. Dicionário integrado
Essa é uma daquelas ferramentas para casos mais específicos. Embora seja apenas um dicionário inglês-inglês (palavras e explicação em inglês) ele pode ser bastante útil, para quem já tem algum conhecimento sobre língua, tirar dúvidas de vocabulário. Principalmente pessoas que trabalham com traduções.
Para usar o dicionário é só apertar Ctrl+Shift+Y e uma barra lateral com o dicionário vai aparecer. Ainda é possível usar a ferramenta enquanto tem uma palavra selecionada, assim o dicionário já busca por ela automaticamente.
4. Extensões
Um aspecto importante do Docs é que ele permite a expansão de suas funcionalidades por meio de extensões.
Você pode ir até o menu Extensões > Complementos > Instalar complementos e navegar por uma loja com várias extensões, algumas gratuitas e outras pagas.
5. Mostrar estrutura de tópicos
Essa é uma ferramenta obrigatória para pessoas que trabalham com longos documentos. Ela cria uma barra lateral, esquerda, que te mostra a estrutura final do seu arquivo como em um Índex.
Para ativar basta marcar a opção “Mostrar estrutura de tópicos” no menu “Ver”. Depois disso, vai aparecer um botão no canto superior esquerdo do seu documento onde vai poder ativar o painel.
Além de ver títulos e subtítulos, você pode navegar diretamente para eles ao clicar nas marcações.
E aí, gostou dessas dicas para o Google Docs? Tenho certeza que elas vão te ajudar bastante no seu dia a dia!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui