Area 120: Google encerrou metade dos projetos em desenvolvimento, funcionários podem ser demitidos
Procurando investir em inteligência artificial e cortar custos, o Google encerrou metade dos projetos da Area 120!
Você já se perguntou de onde o Google tira tantos projetos o tempo todo? A resposta é Area 120, a divisão de pesquisa e desenvolvimento da gigante dos anúncios. Entretanto, esses projetos agora devem aparecer bem menos, já que a empresa encerrou metade deles.
O que é a Area 120?
Area 120 é o nome dado a divisão do Google responsável por incentivar a produção de novas ferramentas e serviços.
Você pode pensar nela como uma incubadora onde os funcionários da empresa podem desenvolver projetos não oficiais. Mesmo assim, diversos produtos incríveis passam por lá, inclusive podendo ser testados pelo público.
Sendo literalmente chamados de “experimentos”, caso os projetos mostrem potencial eles são integrados aos produtos oficiais da empresa.
Mais do que criar produtos para o Google, o papel da divisão é fazer com que a empresa esteja sempre inovando, mesmo quando esses projetos não vão para frente.
Por dentro dos projetos
Isso não quer dizer que a seção é só para passar o tempo. Por anos ela vem desenvolvendo produtos importantes para o Google.
Podemos citar:
- GameSnacks;
- Tables;
- AdLingo;
- Tangi;
- Shoploop;
- Touring Bird;
- e Byteboard.
Mas existem várias outras, cada uma com uma funcionalidade e pegada única. Por exemplo, a Qaya, um dos projetos que estão sendo interrompidos com esse corte, é uma aplicação que segue o modelo do famoso Linktree, mas vinha com ferramentas adicionais, como integração com o Google Search e Google Shopping.
Divisão é cortada ao meio para tornar a empresa mais eficiente
A notícia vem apenas alguns dias após o CEO da empresa, Sundar Pichai, comentar durante uma conferência sobre a situação da companhia, dizendo ser necessário que ela se tornasse 20% mais eficiente.
Ao que tudo indica, na última terça-feira, a empresa informou sua equipe sobre o corte. Metade dos 14 projetos ainda em desenvolvimento foram cancelados e os membros das equipes responsáveis por eles foram informados que precisam encontrar uma nova função no Google até janeiro do próximo ano.
Os que não conseguirem, serão desligados definitivamente da empresa!
O futuro da Area 120
A empresa já se manifestou a respeito do corte e até comentou sobre o futuro da Area 120. Aparentemente, a ideologia por trás da divisão vai ser alterada, passando a investir em tecnologias voltadas para o mercado de Inteligência Artificial (IA).
“Recentemente compartilhamos que a Área 120 mudará seu foco para projetos que se baseiam no investimento profundo do Google em IA com potencial de resolver problemas importantes do usuário. A Area 120 está encerrando vários projetos para dar lugar a novos trabalhos’”, disse um representante do Google.
Provavelmente o departamento vai continuar atuando como sempre fez, mas apenas com soluções que tenham inteligência artificial como base.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.