Ícone do site BIT magazine

As 9 trends mais marcantes da última década: você lembra?

Momentos marcantes estão com certeza espalhados por toda a internet, sejam os memes ou trends famosas. Agora eu te pergunto, você sabe o que é essa tal de trend ou lembra de alguma que curtiu na época dela? Vamos ver neste artigo as 9 trends marcantes da última década. Fica de olho que será uma viagem nostálgica e divertida.

(Imagem: Koreaboo/Reprodução)

O que é uma trend?

A palavra teve origem no idioma inglês, o mais dominante dentro do universo digital. A sua ideia é passar o conceito de tendência ou direção.

Sempre foi utilizada para identificar os hábitos (ou brincadeiras) mais replicadas na internet como um comportamento “cultural” viral e temporário.

Essa é a definição digital da palavra, porém há muito tempo está ligada aos termos do mundo da moda, onde tudo é tendência e tem um prazo determinado para “acabar”, abrindo espaço para a próxima.

Tudo que aparece na internet pode se tornar uma trend

Essa é uma pergunta bem subjetiva, mas se olharmos friamente, qualquer comportamento que seja devidamente compartilhado com a web tem a possibilidade de se tornar uma trend.

Para isso, basta que as pessoas se identifiquem e repliquem o comportamento adquirido na internet. Agora, vamos relembrar as 9 trends que fizeram história nos últimos anos.

Conheça as 10 trends mais marcantes da última década

Abrir a garrafa com chute (2019)

Fez a cabeça dos apaixonados por artes marciais ou a galera mais fitness, o desafio era retirar a tampa da garrafa com um chute giratório como um lutador de Taekwondo. Diversas pessoas se arriscaram a cair feio nessa.

Girar a garrafa para cair em pé (2016)

A trend alcançou um público desde crianças até as celebridades. Bastava pegar uma garrafa plástica com a base preenchida de água, o desafio consistia em jogá-la para cima girando e no pouso ficar de pé.

Harlem Shakes (2013)

Uma das mais divertidas trends coletivas de todos os tempos também estava em reunir uma galera em um momento comum do dia a dia e, do nada, ao tocar a música específica, alguém começava a dançar totalmente fora do contexto (normalmente fantasiado). Já no próximo take todos aparecerem festejando e dançando loucamente.

Flash Mobs (2013)

Parecido com o Harlem Shakes, mas sem o caos. Os Flash Mobs invadiam locais públicos onde um grupo de pessoas passava a dançar uma coreografia totalmente sincronizada.

Desafio do Boom Floss (2018)

Uma dancinha que já chegou na era mais atual, uma dança em que era preciso coordenação ao ficar “trançando” os braços no quadril de forma alternada em velocidade crescente.

Desafio do balde de gelo (2014)

Começou como suporte a causa de uma doença (esclerose lateral amiotrófica), depois virou sinônimo de desafio para se mostrar empenhado em diversas outras causas aceitando o balde de água e gelo na cabeça.

Gangnam Style (2012)

Não era simplesmente uma música, mas sim um estilo de vida de Gangnam (bairro rico da sul-coreano). Na verdade, os passos da dança do videoclipe de PSY foram imensamente repetidos por diversos artistas e anônimos, bastava escutar a música que todo mundo começava a dançar.

Pokemon Go (2016)

A união de dois mundos gigantes, aquele com os fãs da série de anime e jogos do Pokemon e os mais entusiastas com a tecnologia de realidade aumentada. Virou moda sair por aí caçando seus Pokemons no mundo real e, às vezes, filmando suas experiências.

Selfies (2013)

O que hoje é um comportamento completamente comum e corriqueiro, em 2013 ganhou força e se tornou uma trend mundial. A tendência de tirar as próprias fotos sozinho ou enquadrando demais pessoas com apenas o seu braço, virou o “novo normal” em qualquer tipo de evento ou ocasião social, principalmente no Instagram. O link acima ainda dá dicas de como tirar boas selfies dadas por um fotógrafo profissional.

Essas foram as trends marcantes que dominaram o cenário mundial da internet na última década. É claro, existiram muitas outras, mas selecionamos essas para que vocês pudessem ter o gostinho especial dessa nostalgia.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile