Você já se sentiu em um relacionamento abusivo? Muitos de nós nem desconfiamos, mas a nossa relação com grandes marcas é bem assim. Ou você acha que a Apple te ama mais porque você foi um dos primeiros a adquirir o seu modelo? Pode parecer duro, e realmente é, mas hoje viemos aqui mostrar porque as empresas não te amam como aparenta no comercial.
Veja os sinais que as empresas mostram e você não nota
Nessa relação, a qual é basicamente de consumo, apenas um lado está realmente ganhando – e é todo o nosso dinheiro. Este relacionamento unilateral fica claro aqui no Brasil por diversos pontos, o primeiro deles é a prioridade que as lojas dão aos clientes do país.
Um exemplo muito simples é a Nike, que não parece tão preocupada com que alguns de seus modelos mais aclamados nunca vão pisar em solo brasileiro. Outro caso mais recente, é o referente à Apple que queria vender aparelhos sem carregador.
Embora pareça óbvio para muitos que esta relação beneficia apenas a um lado, a maioria levanta as suas maçãs ou vírgulas inflando o peito como se fossem filhos da marca ou cônjuge. Portanto, isso só revela o quanto o marketing dessas empresas atingiu você.
O Marketing é a alma do negócio
Simon Sinek dá um exemplo incrível de como a Apple se destaca mesmo em um mercado onde há muitos concorrentes. Durante um TED, o palestrante aborda um conceito que chama de “Golden Circle”.
O círculo dourado é basicamente uma “fórmula da comunicação de sucesso”. Ele se divide em três camadas: o “o que” na extremidade, “como” em seguida, e “o porquê” bem no centro desse círculo.
E o palestrante destaca porque algumas organizações ou pessoas se comunicam melhor com a outra, e é este o motivo de você cair em uma ilusão e acreditar que as grandes empresas te amam.
A maioria das pessoas toca o “o que”, por exemplo, você sabe exatamente o que está fazendo agora, lendo este artigo.
Outras pessoas também entendem o “como”, contudo, o segredo é que pouquíssimos entendem e conseguem tocar ou usar “o porquê” ao seu favor. Essa é a diferença, pois, grandes comunicadores falam de dentro para fora, ao contrário da maioria.
Assim, graças a uma apresentação que não tem só o fim de vender um produto, mas todo um conceito, muitos se apaixonam loucamente e vivem uma relação abusiva sem saber como foram induzidas a isso. Mas não se esqueça, que embora a venda seja de um conceito, o que eles realmente estão levando é o seu dinheiro.
Se você não paga pelo produto, o produto é você
“Mas e as empresas como o Google ou a Meta que oferecem serviços tão incríveis e eu não pago nada por isso?” Bem, se você pensa assim, saiba que você talvez esteja pagando um preço bem maior do que parece.
Afinal, o quanto você acha que vale as suas informações na web? Seus cookies, o que você curte, quais os tipos de conteúdo mais te prendem, ou o que você anda falando que precisa…
Tudo isso está acontecendo pelas suas costas, podemos até falar em traição? Ou você acha um incrível gesto de amor, passar a vender celulares sem fone de ouvido porque se os clientes precisarem comprar depois à parte, é uma receita maior? (ainda disfarçam isso transformando um item acessório em outro de consumo)
Citamos poucas empresas, mas saiba que praticamente todas, principalmente com um ótimo marketing por trás, fazem exatamente a mesma coisa. Ninguém liga para você, afinal, já tentou ir a alguma dessas lojas e pedir algo de graça?
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