Asteroide passa raspando na Terra pouco tempo depois de ser descoberto

Recentemente um Asteroide de grande porte passou bem próximo do planeta Terra momentos antes de ter sido descoberto pelos astrônomos.

Menos de dois dias após ser descoberto pelo Mount Lemmon Survey no dia 09 de janeiro e oficializado pelo Minor Planet Center através da Circular MPEC 2022-A129, no dia 10, um asteroide do tamanho de uma van passou próximo da Terra na madrugada desta terça-feira (11) cerca de 92 mil km de distância do planeta, às 02:19 (horário de Brasília).

publicidade

Correspondente a menos de 1/4 da distância até a Lua, ainda é considerada segura tanto para o planeta quanto para os nossos satélites no espaço, que estão a cerca de 32 mil km de distância.

Asteroide passa raspando na Terra pouco tempo depois de ser descoberto

Asteroide 2022 AC4 registrado a partir de Ceccano, na Itália. Imagem: virtualtelescope.eu

É necessário investir cada vez mais nos programas de busca de asteroides próximos à Terra, para impedir que um dia, que tenhamos uma surpresa desagradável vinda do espaço já que nossos atuais equipamentos só localizam os asteroides quando eles passam próximos à Terra sem tempo de tomar medidas preventivas.

Asteroide pode atingir a Terra em 2023

Um asteroide com cerca de 70 metros é chamado de 2022 AE1 foi descoberto em 6 de janeiro deste ano no Observatório do Mount Lemmon Survey, no Arizona, Estados Unidos. No dia seguinte, a descoberta foi oficializada pelo Minor Planet Center através da Circular MPEC 2022-A56. 

publicidade

As chances de impacto são de 0,036% em 4 de julho de 2023 segundo os dados dos últimos 8 dias observando sua órbita e medida. Uma possibilidade baixa, mas suficiente para atrair a atenção dos astrônomos para ele, mas o mais provável é que ele passará a seguros 6,4 milhões de km de nosso planeta.

O astrônomo brasileiro Cristóvão Jacques, do Observatório SONEAR, que trabalha na busca de asteroides próximos à Terra desde 2014 deu mais detalhes no vídeo abaixo.

Lembrando que não há motivos para preocupação no momento, pois a ameaça já vem sendo monitorada pelos astrônomos e pela primeira vez na história da humanidade temos a oportunidade de nos protegermos do impacto de um corpo celeste devido à antecedência que o mesmo foi descoberto.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Cecilia Parente
Escrito por

Cecilia Parente

Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.