Menos de dois dias após ser descoberto pelo Mount Lemmon Survey no dia 09 de janeiro e oficializado pelo Minor Planet Center através da Circular MPEC 2022-A129, no dia 10, um asteroide do tamanho de uma van passou próximo da Terra na madrugada desta terça-feira (11) cerca de 92 mil km de distância do planeta, às 02:19 (horário de Brasília).
Correspondente a menos de 1/4 da distância até a Lua, ainda é considerada segura tanto para o planeta quanto para os nossos satélites no espaço, que estão a cerca de 32 mil km de distância.
É necessário investir cada vez mais nos programas de busca de asteroides próximos à Terra, para impedir que um dia, que tenhamos uma surpresa desagradável vinda do espaço já que nossos atuais equipamentos só localizam os asteroides quando eles passam próximos à Terra sem tempo de tomar medidas preventivas.
Asteroide pode atingir a Terra em 2023
Um asteroide com cerca de 70 metros é chamado de 2022 AE1 foi descoberto em 6 de janeiro deste ano no Observatório do Mount Lemmon Survey, no Arizona, Estados Unidos. No dia seguinte, a descoberta foi oficializada pelo Minor Planet Center através da Circular MPEC 2022-A56.
As chances de impacto são de 0,036% em 4 de julho de 2023 segundo os dados dos últimos 8 dias observando sua órbita e medida. Uma possibilidade baixa, mas suficiente para atrair a atenção dos astrônomos para ele, mas o mais provável é que ele passará a seguros 6,4 milhões de km de nosso planeta.
O astrônomo brasileiro Cristóvão Jacques, do Observatório SONEAR, que trabalha na busca de asteroides próximos à Terra desde 2014 deu mais detalhes no vídeo abaixo.
Lembrando que não há motivos para preocupação no momento, pois a ameaça já vem sendo monitorada pelos astrônomos e pela primeira vez na história da humanidade temos a oportunidade de nos protegermos do impacto de um corpo celeste devido à antecedência que o mesmo foi descoberto.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui