Ícone do site BIT magazine

Ataque Hacker à PF e PRF: Policiais tem dados excluidos da internet

Ataque Hacker à PF e PRF apaga dados dos sistemas internos da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e servidores do governo são os maiores suspeitos!

Veja abaixo mais detalhes:

Imagem: seudinheiro.com

Ataque Hacker à PF e PRF

No dia 10 de dezembro o sistema interno da PF e da PRF foi derrubado devido a um ataque de Hackers, excluindo dados importantes relacionados a dívida ativa de policiais com a União.

Segundo dados que nós coletamos informações sobre policiais com dívida ativa na União haveriam sido excluídas dos servidores das corporações e os sistemas ainda estariam fora do ar.

O ataque que afetou diversos órgãos do governo federal teria tido como alvo principal o Ministério da Saúde.

Durante uma apuração feita pelo R7  (portal de notícias da Rede Record) uma fonte anônima afirmou:

“Saiu na mídia que os dados não foram afetados, mas percebemos que muita coisa foi excluída. Existe a expectativa de que tudo volte hoje à tarde, mas ainda não se sabe se o que foi perdido será recuperado”

Consequências do ataque

Uma vez que o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) foi afetado ações policias por todo o país foram drasticamente dificultadas, já que as redes detêm informações administrativas que seriam essenciais na coordenação de operações nas ruas.

As investigações, até o momento, ainda não apontam para a origem do ataque nem para os atacantes, mas uma das teorias, talvez a mais plausível, é de que algum funcionário, ou funcionários, dos setores estejam envolvidos, uma vez que teriam acesso aos sistemas atacados.

Suspeita-se também que esse seja um ataque do tipo ransomware, ataques nos quais as informações são extraídas de aparelhos como celulares e computadores, até de contas nas nuvens, deletadas do dispositivo de origem e logo após os criminosos pedem um “resgate” pelos dados.

Leia mais: Lançamento do James Weeb: Telescópio mais caro da NASA

Muitas das vezes eles também “tomam conta” de servidores por completo, apenas liberando-os quando o “resgate” é pago, o que geralmente acontece já que recuperar os dados é uma tarefa bastante árdua.

O ataque Hacker à PF e PRF deixou milhares de pessoas sem trabalhar e mesmo a PF afirmando que bloqueou o sistema para evitar uma maior perca de dados, o problema maior são as dívidas que simplesmente desapareceram.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile