Na semana passada, o projeto em conjunto da NASA com a SpaceX, empresa de Elon Musk, levou uma tripulação inteira ao espaço. Agora, os astronautas chegaram na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), veja!
Crew-5 já está na ISS com outros astronautas
Em novo comunicado da NASA, a agência informou que os astronautas da Crew-5 já chegaram na Estação Espacial Internacional (ISS) na última quinta-feira, em segurança, após o SpaceX Dragon Endurance (projetado pela empresa de Elon Musk) ter atracado.
Quatro astronautas estavam a bordo da nave, Nicole Mann e Josh Cassada da NASA, Koichi Wakata da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão e Anna Kikina da Roscosmos – agência russa.
Segundo a agência americana, a viagem foi tranquila e logo que a tripulação chegou, começaram as verificações padrões de vazamento e pressurização. Os outros astronautas que estavam na estação se prepararam para receber os novos colegas de trabalho.
A tripulação da Expedição 68 conta com astronautas da NASA (Bob Hines, Kjell Lindgren, Frank Rubio e Jessica Watkins) da Agência Espacial Europeia (ESA) (Samantha Cristoforetti) e os cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin (Roscosmos).
Durante algum tempo, o número de pessoas na ISS ficará em 11, até que quatro da Expedição 68 retornem para a Terra.
Ah, uma curiosidade sobre as definições de astronautas e cosmonautas: a primeira definição é ocidental, comumente atribuída aos profissionais da NASA e pela ESA, já a segunda atribuição é usada pelos russos. A diferença é meramente geográfica, pois a profissão é a mesma.
O que foram fazer por lá?
Tanto a NASA quanto as outras agências espaciais estão realmente focadas no desenvolvimento de melhorias para os próximos passos do ser humano fora da Terra.
Além disso, há uma preocupação vigente também na qualidade de vida das pessoas por aqui e este é um dos motivos das tripulações estarem numerosas agora – principalmente antes do lançamento do Projeto Artemis.
Os estudos feitos na ISS podem ajudar a melhorar algumas questões de saúde no nosso planeta e também nas próximas viagens espaciais que poderão ser feitas.
Ademais, não é novidade que se espera conseguir fazer voos comerciais para planetas como Marte num futuro não tão distante.
A Crew-5 tem um misto importante de profissionais de diferentes agências para que a integração com o espaço seja feita por diversos países e não caia no monopólio – principalmente norte-americano ou russo, como era na época da Guerra Fria.
Espera-se que as novidades vindas da ISS tragam formas de começar a pensar o espaço para os seres humanos.
Com informações: NASA.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui