Em nova empreitada no espaço, a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, irá enviar hoje para a Estação Espacial Internacional (ISS) painéis solares e científicos. Missão é uma parceria com a NASA.
SpaceX lança painéis científicos e solares
Uma nave espacial para lá de especial está sendo lançada hoje pela SpaceX para a Estação Espacial Internacional (ISS) e leva painéis científicos e solares para a instalação.
A aeronave de carga Dragon será lançada hoje, 22 de novembro, às 17h54 do horário de Brasília. A transmissão ao vivo poderá ser assistida pela NASA Television e começa 25 minutos antes do lançamento.
Caso a missão no espaço tenha sucesso, é previsto que a aeronave atraque na ISS amanhã, 23 de novembro, às 7h57 do horário de Brasília.
Algumas das cargas também incluem tomates anões, tecnologia de resina líquida, um microscópio que será usado para observar mudanças no sistema imunológico da tripulação, painéis de energia solar, um hardware capaz de captar imagens dos olhos dos astronautas e um sistema para a criação de um transporte facilitado de nutrientes alimentares.
Com o sucesso (finalmente) do projeto Artemis I na última quarta-feira, 16, a NASA está começando a preparar novas viagens para sedimentar o caminho até o envio de pessoas à Lua em 2024, por isso a importância do sucesso da SpaceX.
Exploração do cultivo de plantas no espaço
O projeto Veggie traz o grande objetivo de observar e fazer experimentos com plantas no espaço. Algumas flores também estão sendo usadas para pesquisa na ISS.
Gioia Massa, cientista de produção de culturas espaciais da NASA e investigador principal do Veg-05 disse ao Space.com:
“Até o momento, esse é o experimento de crescimento de plantas mais longo que tivemos na estação espacial”, disse Massa sobre pimentas.
“Foram 135 dias e o astronauta polinizou a fruta. Obtivemos uma quantidade enorme de dados. Aprendemos maneiras melhores de fertilizar como parte disso.”
Os cientistas estão buscando formas de cultivos mais rápidos na ISS, agora, os tomates serão o foco, diz Massa:
“Os tomates serão uma nova aventura para nós da equipe Veggie, tentando descobrir como manter essas plantas sedentas bem regadas sem regar demais”
Assim, levar painéis solares para a estação se torna tão importante, além do que, a base da estação com os painéis iniciais foi instalada em 2000, agora, a manutenção é quase que urgente.
Espera-se que as novas matrizes gerem de 20% a 30% mais energia e que novos testes possam ser feitos a partir disso.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui