Você certamente terá boas histórias para contar ao seu neto, afinal, que década é essa! Entre as questões históricas do mundo digital, um marco ocorreu nos últimos dias envolvendo o famoso jogo NFT Axie Infinity. Dessa vez, agentes conseguiram recuperar pela primeira vez na história dos furtos de criptomoedas, US$ 30 milhões roubados no começo de 2022.
No início do ano, um ataque atribuído ao grupo de hackers norte-coreano conhecido como Lazarus, levou uma quantia enorme desse jogo play-to-earn. E embora o valor recuperado pareça grandioso, vale enfatizar que ele representa apenas cerca de 5% de tudo que os criminosos levaram.
O ataque ocorreu em março depois que um dos funcionários foi enganado por uma proposta de emprego falsa no LinkedIn. Após algumas entrevistas, os ‘contratantes’ mandaram mais detalhes através de um PDF. Bastou o funcionário clicar e foi o suficiente para comprometer sua segurança e dar acesso para os criminosos.
O roubo total ficou em torno de US$ 600 milhões, conforme as investigações, o dinheiro seria para financiar pesquisas nucleares da Coreia do Norte. Desse modo, o verdadeiro destaque do evento não é o valor recuperado, mas sim o feito de conseguir fazer algo que até hoje seria impossível.
É interessante destacar como este caso vai de encontro com o que a Europol levantou nesta semana, alegando que a criptografia tornaria possível “seguir” o dinheiro. Por outro lado, mesmo após recuperar os fundos, os editores do Axie Infinity disseram que podem levar alguns anos até levar este dinheiro de volta para a comunidade de jogadores.
O que se sabe sobre o dinheiro restante
Dias após o caso, já se estimava que cerca de 14% do dinheiro teria sido lavado para o uso com moedas fiduciárias (do governo). Segundo a Chainalysis, que colaborou no caso com o FBI, cerca de 12 mil endereços de carteira foram registrados para a lavagem das moedas.
O número revela a tecnologia que os criminosos têm para realizar um processo que passa por cinco etapas:
- Enviar o Ether roubado para carteiras intermediárias;
- Misturar o Ether em lotes através do Tornado Cash;
- Trocar o Ether por Bitcoin;
- Misturar o Bitcoin em lotes;
- Depositar o Bitcoin em uma corretora para fazer o saque.
Isso pode tornar o rastreio mais difícil, contudo, os analistas de blockchain da Chainalysis deixaram bem claro que não é impossível. Além disso, esta apreensão das criptomoedas roubadas do Axie Infinity dá um novo fôlego frente a quantidade massiva de ataques que vem ocorrendo nos últimos anos sem solução.
Fonte: Bleepingcomputer, Chainalysis
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui